Repositório Digital

A- A A+

Uso de sucralfato e de clindamicina tópicos na analgesia pós-adenotonsilectomia em crianças

.

Uso de sucralfato e de clindamicina tópicos na analgesia pós-adenotonsilectomia em crianças

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uso de sucralfato e de clindamicina tópicos na analgesia pós-adenotonsilectomia em crianças
Autor Miura, Maurício Schreiner
Orientador Lubianca Neto, José Faibes
Data 2008
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas.
Assunto Adenoidectomia
Clindamicina
Complicações pós-operatórias
Criança
Dor
Ensaio clínico controlado
Sucralfato
Tonsilectomia
Resumo Objetivo: A tonsilectomia, com ou sem adenoidectomia, é um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados em otorrinolaringologia pediátrica. Dor é a principal causa de morbidade no período pós-operatório. Avaliou-se efeito do sucralfato e da clindamicina tópicos na redução da dor orofaríngea em crianças submetidas à adenotonsilectomia. Delineamento do Estudo: Ensaio clínico randomizado, duplo-cego. Pacientes e métodos: Avaliou-se 123 crianças de ambos sexos entre 4 e 12 anos de idade submetidas à adenotonsilectomia. Foram alocadas para receber clindamicina tópica, sucralfato tópico no ou placebo. A dor foi aferida por escala de dor com faces durante 5 dias. Resultados: Redução de dor orofaríngea foi significativa com uso de sucralfato, comparado ao placebo, durante os cinco dias de avaliação. Em relação à clindamicina, a redução da dor orofaríngea, comparada ao placebo, foi significativa somente no primeiro dia pós-operatório. Não se observou diferença nas contagens de aeróbios e anaeróbios por swab lingual entre a coleta pré-medicação e no terceiro dia pós-operatório. Não houve diferença quanto à redução de otalgia, uso de paracetamol, retorno à dieta normal, variação de peso, hemorragia secundária, vômitos e febre. Conclusão: Demonstrou-se efeito do uso de sucralfato na redução de dor orofaríngea no período pós-operatório de tonsilectomia . Entretanto, o sucralfato tópico parece não ter efeito potente a ponto de ser utilizado como analgésico único. Por ser simples, seguro, tolerável e de baixo custo, é importante alternativa no tratamento adjuvante da dor pós-tonsilectomia. Houve benefício do uso de clindamicina tópica na redução da dor no primeiro dia pós-operatório, sem efeito nos dias subseqüentes. Investigações futuras poderiam testar o uso da clindamicina tópica, não só nas primeiras 12 horas, mas durante os 5 dias de acompanhamento.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/15251
Arquivos Descrição Formato
000677715.pdf (402.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.