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A educação física, o corpo e o movimento humano na perspectiva do mundo do trabalho

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A educação física, o corpo e o movimento humano na perspectiva do mundo do trabalho

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Title A educação física, o corpo e o movimento humano na perspectiva do mundo do trabalho
Author Silva, Meri Rosane Santos da
Advisor Santin, Silvino
Date 1996
Level Master
Institution Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano.
Subject Corporeidade
Movimento humano
Trabalho
Abstract in Portuguese A sociedade industrial implantou um tipo especial de trabalho, não mais ligado às necessidades vitais ou vinculado a valores como criatividade, prazer e ludicidade, mas aquele que tem como pressupostos a produtividade, a utilidade e a mais-valia. Esse novo tipo de trabalho define o perfil do trabalhador com aspectos específicos, conforme a sua área de atuação, distingue-se o trabalho do não-trabalho, afirma-se o que é legítimo no processo produtivo, enfim, consolida-se uma hierarquização das funções de produção. O mundo do trabalho se torna a base potencial de uma nova liberdade para o homem, desde que este seja concebido como uma máquina, portanto, mecanizado. A absolutização das diferentes formas organizacionais de gestão do trabalho e da produção, requalifica o papel da ciência e da tecnologia, alterara substancialmente o processo educativo e as funções da escola. O sistema educacional privilegiou a formação profissional em detrimento do projeto educacional global e emancipador. O processo educativo ao vincular-se ao mundo do trabalho e à perspectiva de produtividade tecnológica, usou a formação profissional como um meio de maximizar a eficiência produtiva, no sentido de manter ou de elevar a taxa de lucro. Na preparação do indivíduo para o trabalho, assumido pela escola, um dos mais importantes objetivos é o da disciplinarização do corpo do trabalhador. Nesse aspecto, a Educação Física está tendo um papel muito importante. Ao se fazer uma rápida leitura da história da Educação e ao analisarmos as várias tendências que a constituíram, seria possível verificar a existência do vínculo da Educação Física ao trabalho produtivo, seja através de sua ação pedagógica ou através dos diferentes conteúdos que se homogeneizaram ao longo de sua existência. A partir desses e de outros pressupostos que no decorrer dos tempos têm se estabelecido, o presente estudo, através de análise, verificação e discussão, pretende responder aos seguintes questionamentos: a partir de que construções simbólicas têm-se estruturado a sociedade moderna? Como se definem os códigos e os princípios do mundo do trabalho? Como o trabalho determina a identidade do homem, através da definição de sua corporeidade, dos movimentos e de sua gestualidade? Qual a vinculação entre o trabalho e as diferentes atividades desenvolvidas na Educação Física? O estudo, divide-se em três partes: na primeira, será analisado como o Mundo do Trabalho se consolidou e tornou-se o valor supremo na sociedade moderna e como o código do trabalho tem servido como definidor da identidade humana. Na segunda parte, discutir-se-á como o traballio tem definido a corporeidade do homem, baseado na função que ele terá que exercer no sistema produtivo. O corpo passa a ser visto como uma máquina que tem suas alavancas e seu centro de controle. Será analisado também, como os princípios do trabalho definido a corporeidade humana, principalmente, no que se refere a sua gestualidade e aos movimentos corporais. A gestualidade e o movimento humano dependem de uma organização, de um projeto hegemônico que, no caso da sociedade moderna, industrializada, tem privilegiado o mundo do trabalho. Na última parte, será discutido, mais especificamente, a vinculação da Educação Física, através de suas principais atividades, tais como, a Educação Física Escolar, o desporto e o lazer, ao trabalho. A questão do corpo, do movimento, do esporte, do jogo e do lazer, dentro da Educação Física, será tratado de forma mais detalhada, tendo como pressupostos, os códigos do mundo produtivo. Para o desenvolvimento desse estudo, optou-se por um estudo bibliográfico, de caráter qualitativo, que proporciona o contato direto entre o tema e a pesquisadora, despertando maior preocupação no processo e não apenas no produto da pesquisa. Fundamentalmente, busca-se um estudo que tenha como objetivo principal a descrição da realidade, onde se constrói uma pesquisa descritivo-reflexiva sobre a questão básica da produtividade e sua correlação com as atividades da Educação Física. Visando a esse objetivo, foi utilizada bibliografia sobre o assunto, além de análises críticas, interpretações de textos, de fatos e fenômenos que, no desenrolar do processo de pesquisa, foram se revelando importantes.
Type Dissertation
URI http://hdl.handle.net/10183/15386
Files Description Format View
000679777.pdf (74.91Mb) Texto completo Adobe PDF View/Open

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