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Pesquisa de satisfação de usuários e de profissionais em saúde - uma revisão bibliográfica

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Pesquisa de satisfação de usuários e de profissionais em saúde - uma revisão bibliográfica

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Título Pesquisa de satisfação de usuários e de profissionais em saúde - uma revisão bibliográfica
Autor Zen, Tatiana Diehl
Orientador Bordin, Ronaldo
Data 2008
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Curso de Especialização em Saúde Pública.
Assunto Pessoal de saúde
Satisfação dos consumidores
Satisfação no emprego
Saúde pública
[en] Consumer satisfaction
[en] Health evaluation
[en] Job satisfaction in work
[en] Patient satisfaction
Resumo Nesta revisão foram empregados 36 artigos provenientes das seguintes bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Publicações Médicas (Pubmed), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e biblioteca da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os artigos foram classificados em quatro categorias: metodologia e instrumentos utilizados, os resultados obtidos quanto à satisfação dos trabalhadores e usuários em saúde, e o perfil dos trabalhadores. Observou-se que pesquisas com trabalhadores utilizam análise qualitativa e quantitativa, enquanto que em pesquisas com usuários é mais utilizada a análise quantitativa. O instrumento mais utilizado foi o questionário, sendo a escala de Likert a escolhida pelos autores para mensurar a satisfação. Com relação aos resultados, tanto os profissionais quanto os usuários apresentaram-se satisfeitos. Também se observou que a maioria dos respondentes trabalhadores em saúde era do sexo feminino e pertencente à área de enfermagem. Tendo os resultados sidos satisfatórios nas pesquisas de satisfação dos usuários e dos trabalhadores, é possível concluir que se está no caminho para o amadurecimento do SUS, como um Sistema de Saúde. Daí a importância da avaliação periódica nas unidades de saúde, sempre a adequando a sua população de estudo e utilizando as informações coletadas para melhorar a qualidade de quem oferece e de quem recebe o serviço.
Abstract In this review were employed 36 articles from the following databases: Scientific Electronic Library Online (Scielo), Medical Publications (Pubmed), Literature Latin American and Caribbean Health Sciences (LILACS) and library of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The articles were classified into four categories: methodology and tools used, the results regarding the satisfaction of users and workers in health, and the profile of workers. It was observed that research with workers use qualitative and quantitative analysis, while in research with users is more used the quantitative analysis. The most used instrument was the questionnaire, and the Likert scale of the one chosen by the authors to measure the satisfaction. Regarding the results, both professionals as well as users showed their satisfaction. It was also observed that the majority of respondents in health workers were female and belonging to the nursing area. Having been satisfactory results in searches of satisfaction among users and workers, it is possible to conclude that it is on track for the ripening of the SUS, as a Health System. Hence the importance of regular assessment in the health units, always adapting to its population of study and using the information collected to improve the quality of who provides and who receives the service.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/15434
Arquivos Descrição Formato
000678498.pdf (366.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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