Repositório Digital

A- A A+

Inclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam matemática na educação de jovens e adultos

.

Inclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam matemática na educação de jovens e adultos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Inclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam matemática na educação de jovens e adultos
Autor Santos, Cleuza Iara Campello dos
Orientador López Bello, Samuel Edmundo
Data 2008
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Educação de jovens e adultos
Ensino
Foucault, Michel, 1926-1984
Matemática
Pós-estruturalismo
Prática pedagógica
Relação de poder
[es] Adultos y la educación de los jóvenes
[es] Educación
[es] Exclusión
[es] Foucault, Michel
[es] Inclusión
[es] Matemáticas
[es] Post- estructuralismo
[es] Práctica pedagógica
[es] Relaciones de poder
Resumo Esta dissertação propõe-se a discutir a inclusão-exclusão nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam Matemática na Educação de Jovens e Adultos - EJA, que a partir das verdades, dos enunciados e discursos são subjetivados provocando dinâmicas de inclusão-exclusão cristalizando as relações de poder-saber.Para tanto farei o uso das ferramentas operatórias colocadas à disposição pelo pós-estruturalismo tomando como base a obra de Michel Foucault. A pesquisa constituiu-se em conversas formais em diferentes espaços escolares e observações realizadas em sala de aula na Escola.
Resumen Esta disertación se propone a discutir la inclusuón-exclusión en lãs prácticas de sala de classe de los professores que enseñan Matemáticas em la Educación de los jovenes y Adultos – EJA y que a partir de la verdad, de los enunciados y discursos quedan subjetivados provocando dinâmicas de inclusión-exclusión cristalizando las relaciones de poder-saber. Para tanto hacerei uso de las herramientas disponibilizadas por el pós-estruturalismo, presentes principalmente em la obra de Michel Foucault. La investigación constituiu-se em conversas formales em diferentes espacios escolares y observaciones em sala de clase en la scuela.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/15517
Arquivos Descrição Formato
000683243.pdf (843.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.