Repositório Digital

A- A A+

Gravidez na adolescência e alteridade-mulher : perspectivas entre os estudantes de medicina e cenários de desafio à educação médica na graduação

.

Gravidez na adolescência e alteridade-mulher : perspectivas entre os estudantes de medicina e cenários de desafio à educação médica na graduação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Gravidez na adolescência e alteridade-mulher : perspectivas entre os estudantes de medicina e cenários de desafio à educação médica na graduação
Autor Moraes, Maurício
Orientador Ceccim, Ricardo Burg
Data 2008
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Adolescente
Alteridade
Educação médica
Gravidez
Psicologia do adolescente
[es] Alteridad
[es] Formación médica
[es] Gestación en la adolescencia
[es] Integralidad
Resumo Esta dissertação versa sobre o ensino de estudantes de medicina na perspectiva da aprendizagem orientada pela integralidade e pela alteridade, em face da gravidez na adolescência, cuja tendência é a da visualização da gestante e lactante em detrimento da adolescente e suas singularidades, presentes no evento maternidade. O foco do estudo é o ensino na circunstância da atenção à gestação na adolescência, buscando contextualizar as características existentes na formação médica relacionadas ao tema, bem como o imaginário de estudantes e professores, apontando tarefas ao ensino da saúde, utilizando como referenciais teóricos autores que sustentam os conceitos de alteridade e integralidade. Utilizou-se metodologia de pesquisa qualitativa, com técnica de coleta de dados pautada na metodologia de grupo-dispositivo. A pesquisa trouxe interrogações sobre as práticas do assistir e ensinar saúde, colocando em análise um evento biológico impregnado por valores sociais. Direitos dos adolescentes, questões de classe social, políticas de gênero, feminilidades e práticas de assistir para a integralidade apareceram para os estudantes como elementos importantes para a análise do evento gestação na adolescência, mas a alteridade cai substituída pela noção de problema social, o que implica suspeitar de uma imposição de classe social justificando, se não as condutas, uma escuta moral às feminilidades adolescentes.
Resumen Esta disertación versa sobre el enseño de estudiantes de medicina en la perspectiva del aprendizaje orientada por la integralidad y por la alteridad, en la situación del embarazo en la adolescencia, donde la tendencia actual del enseño es el de la visualización de la gestante y lactante em detrimiento de la adolescente y sus singularidades, presentes en el evento maternidad. El foco del estudio es el enseño en la circunstancia de la atención a la gestación en la adolescencia, buscando contextualizar las características existentes en la formación médica relacionadas al tema, bien como el imaginario de estudiantes y profesores, apuntando tareas al enseño de la salud, utilizando como referenciales teóricos autores que sustentan los conceptos de alteridad y de integralidad. Se utilizó metodologia de pesquisa cualitativa con técnica de coleta de datos pautada en la metodologia de grupo-dispositivo. La pesquisa trajo interrogaciones sobre las prácticas del asistir y enseñar salud, poniendo en análisis un evento biológico impregnado por valores sociales. Derechos de los adolescentes, cuestiones de clase social, políticas de género, feminidades y prácticas del asistir para la integralidad y alteridad, aparecen para los estudiantes como elementos importantes para la análisis del evento embarazo en la adolescencia, pero la alteridad cae substituida por la noción de problema social, lo que inplica sospechar de uma posición de clase social justificando si no las conductas, uma escucha moral a las feminidades adolescentes.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/15527
Arquivos Descrição Formato
000683765.pdf (323.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.