Repositório Digital

A- A A+

Proposta de criação do Grupo de Odontologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre

.

Proposta de criação do Grupo de Odontologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Proposta de criação do Grupo de Odontologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Autor Aguiar, Adriana Féres de
Orientador Bordin, Ronaldo
Co-orientador Ponzoni, Deise
Data 2008
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão em Saúde.
Assunto Assistência integral à saúde
Gestão em saúde
Odontologia
Sistema Único de Saúde (SUS)
Resumo Este trabalho descreve as ações assistenciais desenvolvidas pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FO-UFRGS) e, em específico, desta no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). O acadêmico de Odontologia não experimenta a visão integral da atenção em saúde, uma vez que a Faculdade de Odontologia contempla, em sua graduação, ações e procedimentos do nível básico e especializado da rede de atenção em saúde, com ambulatórios próprios. Já o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), enquanto cenário de ensino, oferece a possibilidade de atuação da Odontologia através de duas “unidades”, a de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais e a de Estomatologia, que não possuem, estatutariamente, autonomia para propor e desenvolver atividades de ensino. A inexistência no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) de um órgão que represente a profissão e a prática odontológica, com autonomia gerencial e técnica e que, estatutariamente, construa as formalidades para integrar ensino e pesquisa, da Faculdade de Odontologia aos Programas e Grupos do HCPA, promovendo a viabilização da assistência clínico-cirúrgica odontológica, em nível de alta complexidade, faz com que os alunos, pesquisadores e professores desta desconheçam os fluxos que implicam ações resolutivas na saúde pública e da própria capacidade instalada do HCPA para o desenvolvimento de estudos inter e multidisciplinares. Este estudo propõe, então, a criação de um Grupo de Odontologia, adequando a assistência às linhas de organização da atenção à saúde preconizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e compartilhando espaços e políticas de ensino e pesquisa.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/15629
Arquivos Descrição Formato
000679257.pdf (339.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.