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Análise da gestão financeira dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : um estudo sobre a alocação dos recursos de custeio e o corte orçamentário de 2015

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Análise da gestão financeira dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : um estudo sobre a alocação dos recursos de custeio e o corte orçamentário de 2015

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Título Análise da gestão financeira dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : um estudo sobre a alocação dos recursos de custeio e o corte orçamentário de 2015
Autor Fernandes, Felipe Lemos
Orientador Lagemann, Eugenio
Data 2016
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização em Administração Pública Contemporânea.
Assunto Alocação de recursos
Gestão financeira
Resumo Este trabalho tem por objetivo a realização de uma análise da gestão financeira dos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, conveniados com a CAPES através do PROAP, tendo como foco o corte no orçamento no ano de 2015 e suas consequências. Para isso foi buscado um referencial teórico a fim de delimitar os assuntos a serem abordados e construir um conhecimento prévio que permitisse compreender o contexto da pós-graduação e avaliar as principais despesas, o desempenho e a eficiência da gestão. A coleta de dados, além dos dados secundários obtidos através das prestações de contas de 2011 a 2015, se deu através do método de entrevistas semiestruturadas, observação e análise das informações fornecidas pela própria instituição. A partir disso, foi realizado um panorama geral de todas as despesas da pós-graduação ao longo de cinco anos, com o intuito de tornar possível a comparação, a percepção de tendências e o entendimento da situação após o contingenciamento do orçamento de custeio. Tornou-se possível constatar, então, que o percentual dos gastos com passagens e diárias aumentou no período, sobrando menos recursos para publicação de conteúdos científico-acadêmicos, manutenção dos laboratórios de ensino e pesquisa e atividades relativas ao desenvolvimento dos alunos. Em razão disso, foram propostas a implantação do PDCA e a realização de bancas por videoconferência como formas de equilibrar as despesas e aumentar a eficiência da gestão.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/156432
Arquivos Descrição Formato
001016034.pdf (1.095Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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