Repositório Digital

A- A A+

Articulação de uma rede de saúde mental

.

Articulação de uma rede de saúde mental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Articulação de uma rede de saúde mental
Autor Guimarães, Melissa
Orientador De Antoni, Clarissa
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia Clínica : Saúde Comunitária.
Assunto Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
Fatores de risco
Resiliência (Psicologia)
Saúde mental
Resumo Este relato de experiência apresenta a estruturação do Serviço de Saúde Mental de Três Coroas e sua busca pela formação de rede de cuidado envolvendo entidades públicas e entidades da comunidade. O objetivo deste trabalho é, através do estudo de caso, identificar os fatores de risco e os fatores de proteção desta rede. A compreensão das articulações na formação da rede envolveu três âmbitos de análise: 1) Ações do Serviço de Saúde Mental e seu relacionamento com os serviços públicos e com as entidades da comunidade; 2) Dados Institucionais do Serviço de Saúde Mental; 3) Atenção aos usuários do Serviço de Saúde Mental. Os indicadores de risco presentes nestes contextos apontam para a necessidade de ampliar os vínculos com entidades públicas, facilitar o acesso ao tratamento, buscar estratégias para minimizar os efeitos da sobrecarga e intensidade do trabalho no Serviço de Saúde Mental, e propiciar estratégias para lidar com as restrições de pessoas em trabalhar com o portador de sofrimento psíquico. Em relação aos indicadores de proteção, estes apontaram a participação de entidades comunitárias; a diversificação e ampliação da atenção ao usuário com resultados positivos na saúde dos mesmos, a elaboração de estratégias de melhoria e aprimoramento do Serviço e ações planejadas por interesse e apoio da gestão municipal. Frente a isto, constatou-se que a formação desta rede é primordial para um trabalho de qualidade e de promoção de saúde mental da comunidade, da equipe e dos usuários do serviço.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/156502
Arquivos Descrição Formato
000606417.pdf (120.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.