Repositório Digital

A- A A+

O território como cenário de ensino-aprendizagem no curso de educação física : um relato reflexivo de experiência

.

O território como cenário de ensino-aprendizagem no curso de educação física : um relato reflexivo de experiência

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O território como cenário de ensino-aprendizagem no curso de educação física : um relato reflexivo de experiência
Autor Braga, Raquel Helena Ritter
Orientador Bilibio, Luiz Fernando Silva
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Assunto Ensino e aprendizagem
Práticas corporais
Saúde coletiva
Saúde pública
SUS : Brasil
[en] Basic health care network
[en] Corporal practices
[en] Health training
[en] Physical education
[en] SUS
[en] Territory
Resumo A educação física é uma área recente na composição das equipes na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS). Já existem estudos sobre a atuação destes profissionais em equipamentos da Atenção Básica, mas ainda há necessidade de maior consistência e aprofundamento nesta área. Este trabalho analisa uma disciplina recente no curso de bacharelado em Educação Física da UFRGS (Praticas Corporais na Rede de Atenção Básica em Saúde), como forma de refletir acerca da formação destes profissionais para atuarem neste âmbito do SUS. O texto é um relato reflexivo de experiência, a partir da ótica de estudante que passou a ser monitora e depois estagiária em projeto de extensão ligado à disciplina. Este percurso ocorreu durante dois anos e meio e, desta forma, a autora pôde acompanhar o desenvolvimento da disciplina, bem como analisar pontos importantes sobre a formação destes profissionais para a área da Atenção Básica em Saúde no SUS. São levantados aspectos relativos ao formato da disciplina, bem como quanto ao retorno dos alunos que cursaram a mesma durante este período. O rompimento dos muros acadêmicos e a inserção no território (novo cenário de ensinoaprendizagem para o curso) apresentam-se como movimento chave no processo de desenvolvimento da disciplina. O medo dos alunos referente ao território e o estranhamento aos moradores da comunidade, bem como a relevância de uma escuta qualificada são pontos fundamentais a este processo e são discutidos ao longo do texto.
Abstract Physical education is a recent area in the composition of the teams in the Basic Care of the Unified Health System (SUS). There are already studies on the performance of these professionals in Primary Care equipment, but there is still a need for greater consistency and deepening in this area. This work analyzes a recent discipline in the bachelor's degree in Physical Education of UFRGS (Body Practices in the Basic Health Care Network), as a way of reflecting on the training of these professionals to work within this scope of the SUS. The text is a reflective account of experience, from the point of view of a student who became a monitor and then an intern in extension project related to the discipline. This course took place during two and a half years and, in this way, the author was able to follow the development of the discipline, as well as analyze important points about the training of these professionals in the area of Basic Health Care in the SUS. Aspects related to the format of the discipline are raised, as well as the return of the students who attended the course during this period. The breaking of the academic walls and the insertion in the territory (new teaching-learning scenario for the course) are presented as a key movement in the development process of the discipline. The students' fear about the territory and the strangeness of the residents of the community, as well as the relevance of a qualified listening are fundamental points to this process and are discussed throughout the text.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/156543
Arquivos Descrição Formato
001017800.pdf (6.717Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.