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CEO-Endodontia da UFRGS : um estudo transversal sobre a prevalência de atendimentos, características dos pacientes e documentação dos prontuários clínicos

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CEO-Endodontia da UFRGS : um estudo transversal sobre a prevalência de atendimentos, características dos pacientes e documentação dos prontuários clínicos

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Título CEO-Endodontia da UFRGS : um estudo transversal sobre a prevalência de atendimentos, características dos pacientes e documentação dos prontuários clínicos
Autor Pandolfo, Mariana Travi
Orientador Soares, Renata Grazziotin
Co-orientador Neves, Matheus
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia. Curso de Especialização em Atenção Especializada em Saúde.
Assunto Endodontia
[en] Endodontics
[en] Patient's clinical record
[en] Specialized dental center
Resumo Objetivos: O presente estudo teve como objetivos: i) fornecer um panorama de atendimentos dos pacientes referenciados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Alegre no CEO da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS e ii) investigar a conformidade de preenchimento dos prontuários clínicos dos pacientes atendidos. Metodologia: Foram analisados 242 prontuários. Os dados coletados foram inseridos em uma tabela com as seguintes informações referentes a cada paciente: 1) número do prontuário, 2) idade (anos e meses), 3) gênero (masculino/feminino), 4) dente, 5) número de consultas, 6) presença de radiografia final do dente obturado, restaurado e sem grampo (sim/não), 7) qualidade da radiografia (adequada/inadequada), 8) presença da radiografia final do caso no momento da obturação (sim/não), 9) qualidade da radiografia (adequada/inadequada), 10) consentimento informado assinado pelo paciente (sim/não), 11) entrevista dialogada preenchida (sim/não),12) presença da informação sobre o diagnóstico pulpar ou periapical (sim/não), 13) relato da finalização do tratamento/ obturação do dente (sim/não), 14) relato sobre a restauração provisória coronária (sim/não), 15) informação sobre a contra-referência para a UBS (sim/não). A análise descritiva (frequência e percentagem) foi realizada utilizando-se o Software Microsoft® Excel®. Para a correlação entre as variáveis idade (faixa etária) com as variáveis: i) gênero, ii) dente (posterior ou anterior), iii) grupo dentário e iv) número de consultas utilizou-se o SPSS (Statistical Package for The Social Sciences®) versão 10.6. Resultados: Houve uma predominância de pacientes mulheres (63,2%) em todas as faixas etárias, exceto em pacientes com 60 anos ou mais, onde predominaram os homens. Os dentes que mais sofreram intervenção foram os posteriores (60,3%), exceto em pacientes na faixa etária 50 a 59 anos. Os 1os molares foram os dentes que receberam mais tratamento endodôntico (28,9%), principalmente em pacientes adultos-jovens (menores de 19 anos até 39 anos de idade). A maioria dos tratamentos foram concluídos em poucas consultas (67,4% das vezes em até 3 consultas). Os pontos negativos observados foram: deficiente armazenamento e qualidade dos exames de imagem; falta da história médico-odontológica do paciente; falta da descrição sobre o diagnóstico pulpar/periapical e ausência da assinatura do paciente autorizando o tratamento. Os pontos positivos encontrados foram: o relato sobre a finalização do tratamento endodôntico foi documentado em 100% das vezes, e a realização da restauração provisória coronária foi documentada na maioria das vezes (95%). Conclusão: Os achados deste estudo, além de evidenciar o perfil de atendimento do CEO-Endodontia da UFRGS, podem contribuir para o desenvolvimento de estratégias que impulsionem mudanças positivas no serviço odontológico, tais como: 1) incentivo do pensamento crítico e ético no aluno/profissional em relação à magnitude da importância de um correto preenchimento dos prontuários clínicos e 2) geração de ideias que possam aprimorar os meios de armazenamento das radiografias nos prontuários.
Abstract Aims: This study aimed: i) to provide an overview regarding the treatment of patients referred by the Basic Health Units (UBS) of Porto Alegre to the CEO of the Federal University of Rio Grande do Sul / UFRGS and ii) to investigate the adequate fulfillment of the patient`s clinical records. Methods: 242 patient`s clinical records were analyzed. Data were recorded into a table with the following information for each patient: 1) clinical record number, 2) age (years and months), 3) gender (male / female), 4) tooth, 5) number of appointments 6) presence of the final radiograph showing the root canal filling and the tooth restored without the rubber dam (yes / no), 7) quality of the radiography (adequate / inadequate), 8) presence of the final radiography at the time of root canal filling (yes / no), 9) quality of radiography (adequate / inadequate), 10) informed consent signed by the patient (yes / no), 11) fulfilment of the dialogue-interview (yes / no), 12) presence of the information about the pulp or periapical diagnosis (yes / no ), 13) report the completion of treatment / filling of the tooth (yes / no), 14) report on coronary temporary restoration (yes / no), 15) information on the counter-reference to the UBS (yes / no). The descriptive analysis (frequency and percentage) was performed using the Microsoft Excel ® software. For the correlation between the variables age (age group) with the following variables: i) gender, ii) tooth (anterior or posterior), iii) dental group and iv) number of appointments it was used the SPSS (Statistical Package for Social Sciences The Social Sciences®) version 10.6. Results: There was a predominance of female patients (63.2%) in all age groups, except in patients 60 years or older, where men were predominant. The majority of the treatments were in posterior teeth (60, 3%), except in patients aged 50-59 years. The 1st molars were the teeth with more endodontic treatment (28.9%), mainly in young adults patients (younger than 19 years up to 39 years old). Most treatments were completed in fewer appointments (in 67.4% of the cases up to 3 consultations). The negative points observed were: poor storage and quality of imaging exams (radiographs), lack of medical and dental history of the patient, lack of description on the pulp / periapical diagnosis and absence of the patient`s signature authorizing the treatment. The positives points were: the written report regarding the treatment completion was present in 100% of the cases, and the report regarding the coronary temporary restoration was documented in the most of the cases (95%). Conclusion: The findings of this present study described the service characteristics of the CEO-Endodontics UFRGS, as well as, may contribute to the development of strategies that stimulate positive changes in the dental service, such as: 1) fostering students` critical and ethical thinking regarding the magnitude of importance to report correctly the patients` clinical records and 2) to generate to improve the storage of the x-rays exams in the patients` clinical records.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/156913
Arquivos Descrição Formato
001018305.pdf (334.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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