Repositório Digital

A- A A+

Arquitetura de massas : o caso dos estádios brasileiros

.

Arquitetura de massas : o caso dos estádios brasileiros

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Arquitetura de massas : o caso dos estádios brasileiros
Autor Cereto, Marcos Paulo
Orientador Comas, Carlos Eduardo Dias
Data 2004
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura.
Assunto Arquitetura desportiva
Estádios : Brasil
Resumo Esta dissertação estuda a arquitetura dos estádios com enfoque na produção brasileira do século XX, com destaque no período da revolução de Vargas ao fim do milagre econômico. Aborda a evolução tipológica dos estádios no mundo ocidental, com ênfase nas configurações do edifício como suporte para a prática esportiva, a partir de exemplos significativos de cada período. Identifica a ligação entre a produção brasileira com a produção européia, considerando as diversidades de uso e as características regionais que as diferenciam. Apresenta também os aspectos formais e programáticos e óticos como impositivos instrumentais de projeto do estádio e suas conseqüências no resultado edificado. Gera dessa maneira um ponto de partida para a fundamentação teórica necessária para o desenvolvimento de projetos de estádios, em especial nas relações formais entre o espaço dos atletas e do público.
Abstract This essay studies the stadium architecture in the aspects of Brazilian architecture of the 20th century, with eminence to the period between the Vargas Revolution and the Economic Miracle. Approaches western stadiums typological evolution with emphasis on building configurations for sports activities, using for this purpose significant examples of each historical period. Establishing links between Brazilian production and European production, considering their many uses and regional properties. Discusses formal,programatic and optical aspects, as well as the instrumental demands for stadium design and its consequences on the edification. Presenting the basic theory necessary for the development of stadium design, specifically the relations between public spaces and athlete's spaces.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/15856
Arquivos Descrição Formato
000397100.pdf (12.19Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.