Repositório Digital

A- A A+

Signos e interpretação : entre aprendizagens e criações

.

Signos e interpretação : entre aprendizagens e criações

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Signos e interpretação : entre aprendizagens e criações
Autor Zordan, Paola
López Bello, Samuel Edmundo
Marques, Diego Souza
Resumo De forma sucinta, este artigo busca mapear alguns elementos que compõem a noção de signo tendo em vista principalmente o seu poder de produzir conhecimento. Diferentes definições de signo, a partir de breves revisões de Saussure, Morris, Pierce, Hjelmslev, Bakhtin, são apresentadas a fim de direcionar o estudo para a questão da produção de conhecimento a partir dos signos, processo esse que Deleuze entenderá como aprendizagem. Esse breve estudo sobre as principais classificações de signos não é meramente descritivo, ele atenta para a importância das dinâmicas que tais tipologias impõem, tanto interna como externamente. Ao se problematizar relação do signo com sua interpretação, processo conhecido em alguns momentos como semiose, significação e, em outros, como pragmática, trazemos a perspectiva da diferença, na qual interpretar implica compor os elementos sígnicos numa criação.
Abstract This article maps briefly some elements that compose the notion of sing by considering mainly its power to generate knowledge. Distinct notions of sing such as Saussure, Morris, Pierce, Hjelmslev, Bakhtin are presented initially in order to direct our study towards the question of knowledge production from the signs, which is understood how learning is supposed to be by Deleuze. This brief study about the main classifications of signs is not merely descriptive; it refers to the importance of the dynamics that impose typologies, either internally or externally. When it questions the sign's relationship with his interpretation, a process known at times as semiotic, signification and, for others, pragmatic, we also bring the perspective of the difference, which interpret implies composing elements emanated from sings in a creation.
Contido em Cadernos de Educação : Faculdade de Educação UFPel. Pelotas, 2015. N. 52 (2015); p. 1-19
Assunto Aprendizagem
Arte
Deleuze, Gilles, 1925-1995
Educação
Signos
[en] Creation
[en] Deleuze
[en] Learning
[en] Signs
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/159090
Arquivos Descrição Formato
001004469.pdf (391.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.