Repositório Digital

A- A A+

Programação orientada a objetos : estudo de caso do sistema de ouvidoria pública da AGERGS

.

Programação orientada a objetos : estudo de caso do sistema de ouvidoria pública da AGERGS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Programação orientada a objetos : estudo de caso do sistema de ouvidoria pública da AGERGS
Autor Antunes, Marco Aurélio
Orientador Brodbeck, Angela Freitag
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização em Regulação de Serviços Públicos.
Assunto Administração pública
Agências reguladoras dos serviços públicos : Brasil
Gestão pública
Ouvidoria
Programação orientada : Objetos
Regulação de serviços públicos
Tecnologia da informação
Resumo O presente estudo aborda o paradigma de desenvolvimento de software da programação orientada a objeto. De forma sintética, mostra não apenas a evolução e arquitetura dos computadores, a evolução e as metodologias de programação de software, mas também a evolução e as características das linguagens de programação, e as estruturas e metodologias de desenvolvimento de software que abrange a Engenharia de Software. Faz um estudo de caso do SOA – Sistema de Ouvidoria da Agergs, software desenvolvido pelo Núcleo de Informática da Agergs, procurando investigar tanto as características da linguagem de programação utilizada, quanto o paradigma de desenvolvimento empregado nesse sistema. Os resultados mostraram que SOA foi desenvolvido com base na linguagem de programação Visual Basic, ao passo que esse software apresenta possibilidades de melhoria e atualização. A versão do Visual Basic adotada no desenvolvimento do SOA é dirigida por eventos e faz uso de objetos. No entanto, uma versão mais recente dessa linguagem é orientada a objeto e disponibiliza recursos para desenvolvimento de programas voltados para a internet. As melhorias apontadas pelos resultados sugerem a atualização do SOA para essa nova versão. Não é improvável que esse estudo possa servir de um modo geral como referência para o desenvolvimento de programas com orientação a objeto, e mais especificamente como suporte para novos projetos do Núcleo de Informática da Agergs.
Abstract The present work studies the object-oriented programming paradigm. Briefly, it shows the evolution and architecture of the computers, the evolution and the methodologies of software development, the evolution and the characteristics of the programming languages, and the structures and methodologies of the Software Engineering. It makes a case study of the software SOA (Sistema de Ouvidoria da Agergs) which was developed by the computer department of AGERGS (the agency of regulation from the State of Rio Grande do Sul). It investigates the programming language, and the development paradigm used in this system. The results had shown that the Visual BASIC was the programming language used to build SOA, and that this software presents some possibilities of improvement and update. The version of the Visual BASIC used is event-driven. However, a more recent version of this language is an object-oriented programming language. This study could be an initial reference for the object-oriented programming projects, and gives some support for new projects of the AGERGS’ computer department.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/159207
Arquivos Descrição Formato
000647492.pdf (762.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.