Repositório Digital

A- A A+

Sindrome do comer noturno : formas de aferição

.

Sindrome do comer noturno : formas de aferição

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Sindrome do comer noturno : formas de aferição
Autor Harb, Ana Beatriz Cauduro
Orientador Hidalgo, Maria Paz Loayza
Data 2008
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas.
Assunto Apetite
Comportamento alimentar
Cronobiologia
Obesidade
Ritmo circadiano
Transtornos da alimentação
Resumo OBJETIVO: O Night Eating Questionnaire (NEQ) afere hábitos da Síndrome do Comer Noturno. O objetivo desse estudo foi traduzir e adaptar o conteúdo e avaliar a confiabilidade da versão em português do NEQ. MÉTODOS: Esse estudo envolveu duas fases. A primeira constituiu-se da: (1) tradução; (2) re-tradução para o Inglês; (3) correção e adaptação da semântica; (4) validação do conteúdo e (5) avaliação da clareza do questionário por meio de escalas análogo-visuais (VAS) de 10 cm com 30 adultos de uma clínica de suporte nutricional. Na segunda, avaliou-se a confiabilidade com 100 sujeitos, cujo perfil foi similar aos da primeira etapa. RESULTADOS: Na 5ª etapa, a compreensão do instrumento aferida pela VAS teve média de 8,20 ± 1,55. Esse instrumento demonstrou consistência interna satisfatória, com um coeficiente geral α-Cronbach=0.78. A retirada da questão que avalia alteração do humor aumentou o coeficiente α-Cronbach para 0.82. CONCLUSÕES: A versão mostrou ser de fácil compreensão, obtendo-se adequada validação semântica e de consistência. Isso sugere que o instrumento possa ser adequado para screening da Síndrome do Comer Noturno. No entanto, é necessário avaliar as características psicométricas deste instrumento em amostra com diferentes níveis sociais e educacionais.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/15936
Arquivos Descrição Formato
000690953.pdf (277.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.