Estudo sobre a disposição dos usuários a caminhar mais para obter um transporte público de melhor qualidade
dc.contributor.advisor | Larrañaga Uriarte, Ana Margarita | pt_BR |
dc.contributor.author | Rocha, Juliana Scherer | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-06-15T02:33:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/159609 | pt_BR |
dc.description.abstract | A grande quantidade de automóveis nas grandes cidades vem gerando diversas externalidade, como congestionamentos, acidentes de trânsito e poluição, e o transporte coletivo por ônibus exerce um importante papel para a diminuição destes problemas. Desejando-se atrair mais pessoas e manter as que já o utilizam, melhorias no transporte público tornam-se essenciais e o espaçamento adequado entre paradas pode melhorar significativamente o nível de qualidade do serviço ofertado, visto que permite o aumento do tempo em que o ônibus mantem uma velocidade constante, gerando uma possível diminuição no tempo de viagem dos usuários. Desta forma, o objetivo deste trabalho é avaliar a disposição dos usuários do transporte público de Porto Alegre a realizar um maior deslocamento a pé até a parada do ônibus se forem ofertadas melhorias no serviço ofertado. A ferramenta escolhida para a realização deste estudo foi a Pesquisa de Preferência Declarada, uma técnica em que cenários hipotéticos e tecnologicamente viáveis são criados e apresentados aos entrevistados para que estes escolham uma das alternativas propostas ao longo da entrevista. A presente pesquisa comparou duas opções de linhas de ônibus e apresentou níveis de variação para 5 atributos e utilizou um desenho eficiente para montar os cenários que seriam apresentados. A pesquisa final foi composta por 9 cenários e 4 faixas temporais, gerando um total 36 cartões. As respostas recolhidas foram modeladas e geraram funções utilidade para os cenários propostos e com isso foi possível calcular o trade-off entre a distância de caminhada e os outros atributos abordados e verificar que, sim, as pessoas estariam dispostas a caminhar mais para ter acesso ao transporte público se algumas mudanças fossem realizadas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.title | Estudo sobre a disposição dos usuários a caminhar mais para obter um transporte público de melhor qualidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001019416 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Engenharias (5679)