Repositório Digital

A- A A+

Técnicas de localização de dispositivos móveis em redes WiFi - TDOA

.

Técnicas de localização de dispositivos móveis em redes WiFi - TDOA

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Técnicas de localização de dispositivos móveis em redes WiFi - TDOA
Autor Fagundes, Leonardo Peres
Orientador Netto, Joao Cesar
Data 2008
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Especialização em Tecnologias, Gerência e Segurança de Redes de Computadores.
Assunto Comunicação sem fio
Redes : Computadores
tdoa
Resumo Com a popularização do uso das redes sem fio Wi-Fi, sistemas de localização de dispositivos móveis em ambientes fechados(Indoor) ou de menor cobertura estão ganhando importância no mundo atual, pois agregam valor às redes sem fio. Devido a sua arquitetura e ao crescente aumento de dispositivos portáteis sem fio inseridos em ambientes cobertos por estas redes, aliado ao aumento da demanda por informação a todo tempo e lugar, a localização é um importante diferencial que este tipo de sistema oferece aos usuários e administradores de rede. Técnicas mais utilizadas de localização por estes sistemas serão abordadas sucintamente neste trabalho, técnicas estas que na sua maioria, se baseiam em mensurar a potência do sinal de RF para estimar a posição de um dispositivo. Neste contexto, a possibilidade de um dispositivo sem fio hostil à rede Wi-Fi obter acesso indevido a mesma, o que consiste uma das grandes preocupações para os administradores de rede. Por isso, a técnica que utiliza o TDOA (Time Difference of Arrival), que está, ainda, sendo pouco estudada e implementada em sistemas de localização em ambientes Indoor, será objeto de estudo mais aprofundado devido à sua característica específica. Ela realiza um monitoramento do tempo que o sinal de RF leva entre o transmissor e o receptor e, por este motivo, vem contemplar um requisito importantíssimo relacionado à segurança do sistema, onde casos de acessos indesejados que provenham de distâncias maiores ou externas ao perímetro conhecido de uma rede sem fio. TDOA apresenta vantagem em relação as demais técnicas neste aspecto, pois este tipo de ataque pode ser mais facilmente detectado por ela.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/15975
Arquivos Descrição Formato
000695266.pdf (822.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.