Repositório Digital

A- A A+

Programa de necessidades para a nova sede da biblioteca do Colégio Marista São Pedro de Porto Alegre

.

Programa de necessidades para a nova sede da biblioteca do Colégio Marista São Pedro de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Programa de necessidades para a nova sede da biblioteca do Colégio Marista São Pedro de Porto Alegre
Autor Magano, Roberta
Orientador Santos, Jussara Pereira
Data 2007
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Biblioteca escolar
[en] Brief
[en] Librarianship
[en] School library
[en] Study case
Resumo O presente programa de necessidades destina-se à construção da nova sede da Biblioteca do Colégio Marista São Pedro, localizada em Porto Alegre, RS. Atende aos requisitos da Atividade de Ensino Do Trabalho de Conclusão do Curso de Biblioteconomia da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para que seja proposto o espaço físico ideal para uma biblioteca, é necessário que o edifício seja flexível o suficiente para permitir que a biblioteca cresça e seja modificada, caso haja a intenção. Além disso, deve-se ater à acessibilidade do prédio, ao seu conforto ambiental e à organização. O programa de necessidades envolve todas as exigências que o edifício precisa, e é a primeira parte de um projeto arquitetônico, servindo de guia para a tomada de decisões do arquiteto responsável pelo planejamento da obra. O trabalho aponta, ainda, a importância da biblioteca escolar dentro da sua comunidade, englobando suas funções, a atuação pedagógica e as atividades de apoio à atuação docente. São apresentadas a missão e o objetivo da biblioteca escolar, essenciais no desenvolvimento de seu papel; sua estrutura organizacional e funcionamento, que é o por onde a biblioteca buscará os seus objetivos e a sua missão, por meio de profissionais qualificados e um acervo de qualidade disposto em um espaço físico adequado para a sua atuação. São abordados os padrões para as bibliotecas escolares, que compreendem desde o número mínimo recomendado para o acervo, instalações e mobiliário, espaços para circulação até local de acesso e horário de atendimento. O conceito e a estrutura do programa de necessidades também são temas abordados, devendo responder "Quem sou?", "O que tenho?" e "O que quero?". Através destas questões, foi possível estruturar o programa de necessidades baseado na análise qualitativa dos dados colhidos, conforme a metodologia proposta, e sua relação com o referencial teórico apresentado. Desta forma, resulta um programa de necessidades que antecede e possibilita a elaboração do projeto arquitetônico de uma nova sede para a Biblioteca do Colégio Marista São Pedro.
Abstract This work proposes a brief to build a new site for the Colégio Marista São Pedro's library, located in Porto Alegre, RS. It's the final work and a requisite of the Trabalho de Conclusão de Curso's activities of the Curso de Biblioteconomia of the Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). To propose an ideal physical space for a library, its building may offer some flexibility in order to allow the library grow and be modified, if needed. Accessibility, environment comfort and organization demands special attention either. Being the first stage of an architectonic project, a necessity program must point out the building's main needs, acting as a guide for the architect decision makings. Also, this work presents the school library main mission, objectives and its organizational structure, clarifying its functions, its pedagogic and teaching support and its relevance for the local community as well. Standards on minimum requirements regarding number of books, furniture, physical space and opening hours are also discussed. The concept and structure of a brief is studied considering that it must answer the key questions: "Who am I?", "What do I have?" and "What do I want?". For this work, it were possible through these questions to organize the program based on the qualitative analysis of the data gathered, the revision of the theory on the subject and the methodology defined. Given this, is elaborated a brief that covers the creation of an architectonic project for the new site of the Colégio Marista São Pedro's library.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/16256
Arquivos Descrição Formato
000667025.pdf (322.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.