Repositório Digital

A- A A+

Guias de execução e memorização : estudo de caso com violinistas pós-graduados

.

Guias de execução e memorização : estudo de caso com violinistas pós-graduados

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Guias de execução e memorização : estudo de caso com violinistas pós-graduados
Autor Silva, Débora Borges da
Orientador Gerling, Cristina Maria Pavan Capparelli
Co-orientador Gerling, Fredi Vieira
Data 2017
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Assunto Ansiedade
Guia de execução
Memorização musical
Processo de aprendizagem
Violino
[en] Memory
[en] Performance anxiety
[en] Performance cues
[en] Violin
Resumo O presente trabalho investiga processos de aprendizagem e memorização simultâneos ao avaliar a eficácia dos Guias de Execução (GEs) segundo o protocolo Chaffin. O protocolo foi utilizado como estratégia de prática deliberada para o aprendizado e memorização simultâneos. Objetiva-se observar o efeito dos GEs para o controle dos sintomas de ansiedade durante a performance, bem como para a recuperação de episódios de falhas de memória do intérprete. O estudo envolve quatro violinistas pós-graduados e apresenta a proposta de aprender e memorizar simultaneamente um repertório não estudado previamente de maneira sistemática. O repertório pôde ser escolhido livremente pelos participantes dentre a obra Sonatas e Partitas de Johann Sebastian Bach (BWV 1001-1006).
Abstract This work investigates simultaneous learning and memorization processes by evaluating the effectiveness of Performance Cues (PCs) according to Chaffin’s protocol. The protocol was used as a deliberate practice strategy for learning and memorizing simultaneously. The purpose of this investigation is to observe the effect of PCs on controling symptoms of anxiety during the performance, as well as how it helps recovery from memory failure episodes by the performer. The study involves four postgraduates violinists and presents the proposal of learning and memorizing a repertoire that was not previously studied in a systematic way. The repertoire could be chosen freely by the participants from the work Sonatas and Partitas by Johann Sebastian Bach (BWV 1001-1006).
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/163517
Arquivos Descrição Formato
001025020.pdf (1.977Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.