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The use of the textbook in the Language without Borders - English Program

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The use of the textbook in the Language without Borders - English Program

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Título The use of the textbook in the Language without Borders - English Program
Outro título O uso do livro-texto no Programa de Inglês - Idiomas sem Fronteiras
Outro título O uso do livro didático no Programa Idiomas sem Fronteiras - Inglês
Autor Vial, Ana Paula Seixas
Welp, Anamaria Kurtz de Souza
Resumo O presente trabalho pretende analisar o uso do livro-texto por um dos autores deste artigo no Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). Assim, o livro-texto é o principal recurso pedagógico. Como grande parte das pesquisas sobre livrostexto focaliza a análise do seu conteúdo, este estudo é focado no seu uso. Desta forma, foi realizada uma investigação na linha de pesquisa-ação, na qual diários de campo foram escritos sobre 24 aulas dadas num curso preparatório para o exame de proficiência IELTS no IsF. Os critérios propostos por Vilaça (2010) e Lamberts (2012) foram utilizados para a análise: adição; apagamento/subtração/omissão; adaptação/reelaboração; simplificação; reordenamento; e uma série de atividades envolvendo o livro-texto. Todas as aulas dependeram de alguma forma de uma adaptação do livro-texto, e as categorias sugeridas por Vilaça (2010), adição e apagamento, foram as mais frequentemente praticadas durante o curso.
Abstract This paper aims to analyze the use of the textbook by one of the authors of this article in the Language without Borders (LwB) Program. Thus, the textbook is the main teaching material. Since most research on textbooks focuses on the analysis of its content, this study is centered on its use. Hence, an investigation along the lines of action research was carried, in which field notes were written of the 24 classes taught in a preparatory course for the IELTS proficiency exam in LwB. The criteria proposed by Vilaça (2010) and Lamberts (2012) were used for the analysis: addition; deleting/subtracting/omitting; adaptation/ redesigning; simplification; rearrangement; and number of activities involving the textbook. All classes relied on some sort of adaptation of the textbook, and the categories suggested by Vilaça (2010) of addition and deleting were the most frequently performed during the course.
Contido em BELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 6, supl (dec. 2015), p. [s34]-s49
Assunto Ensino de língua estrangeira (inglês)
Língua inglesa
Livro texto
Prática de ensino
[en] English language teaching;
[en] Teaching practice
[en] Textbook
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/163574
Arquivos Descrição Formato
001017390.pdf (512.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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