Repositório Digital

A- A A+

Interad – Interfaces Interativas Digitais aplicadas à Educação

.

Interad – Interfaces Interativas Digitais aplicadas à Educação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Interad – Interfaces Interativas Digitais aplicadas à Educação
Autor Behar, Patricia Alejandra
Outras contribuições Passos, Paula Caroline Schifino Jardim
Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro
Silva, Ketia Kellen Araujo da
Data 2009
Nível de ensino Treinamento ou Capacitação
Assunto Interface
Materiais Educacionais Digitais
Resumo Interad – Interfaces Interativas Digitais aplicadas à Educação – é um objeto virtual de aprendizagem que pretende apresentar uma metodologia de desenvolvimento de interfaces para materiais educacionais digitais. A necessidade de uma metodologia como essa foi observada diante do crescente uso de materiais digitais para práticas pedagógicas presenciais ou online e da carência de metodologias atuais e contextualizadas que orientem os profissionais de educação no projeto de interfaces adequadas a seus objetivos. A metodologia é apresentada em 5 módulos, que podem ser acessados pelos links acima. No módulo1, Compreensão, é apresentada a etapa de levantamento de informações a respeito do material educacional digital que se pretende construir. O módulo 2, Preparação, trata da transformação dos dados obtidos na primeira fase em requisitos de projeto. O módulo 3 chama-se Experimentação pois é quando se inicia a parte prática do projeto, com o desenvolvimento da estrutura do material. A Elaboração do site é dada no módulo 4, quando, a partir do tipo de interatividade escolhido, é organizada a navegação e desenhado o wireframe. Finalizando, o módulo 5 orienta para o desenvolvimento da Apresentação do material, com o desenho da Identidade Visual e o Projeto Gráfico da Interface. Cada módulo conta com material de apoio, referências, glossário de palavras específicas e midiateca para consultas aprofundadas.
Orientações
de uso
O presente objeto virtual de aprendizagem tem como objetivo apresentar uma metodologia que auxilie educadores e equipes de desenvolvimento de materiais educacionais digitais no preparo de interfaces adequadas aos seus objetivos pedagógicos.
Instruções de instalação Para editar os arquivos é necessário um editor de textos simples, como o Bloco de Notas, ou editor específico para edição de códigos, como o gratuito Notepad++. Não use editores como Word, pois acrescentam formatação de texto ao código. Para visualizar o projeto, apenas abra uma nova janela do navegador e arraste o arquivo principal para esta janela. Este arquivo principal chama-se "index" e pode ter uma das seguintes extensões: html, htm. Este material foi feito com HTML 4 e CSS 2. Ressaltamos que o caso do versionamento do código, no caso das versões das linguagens chamadas "client-side", como HTML, CSS e JavaScript, já que há uma dependência do ambiente instalado no computador de terceiros. A compatibilidade do código que você está baixando depende totalmente dos navegadores que este usuário tem instalada na máquina dele, e infelizmente você não tem controle sobre isso. Em relação a este assunto, tudo o que podemos assegurar a você que fez o download deste código é que ele foi testado e estava adequado à tecnologia da época em que foi produzido. As imagens podem ser editadas em qualquer editor de imagens, como por o exemplo o Gimp, que é gratuito. Para disponibilizar o projeto na internet é preciso ter acesso a um servidor web. A transferência dos arquivos pode ser feita com o software gratuito FileZilla.
Tipo material Hipertexto
Tipo Recurso educacional
Demonstração do recurso Web https://lume-re-demonstracao.ufrgs.br/interad/index.html
URI http://hdl.handle.net/10183/164471

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.