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Sistemática para implantação de gerenciamento por categorias em supermercados de pequeno e médio porte

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Sistemática para implantação de gerenciamento por categorias em supermercados de pequeno e médio porte

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Título Sistemática para implantação de gerenciamento por categorias em supermercados de pequeno e médio porte
Autor Pereira, Diego Campos
Orientador Danilevicz, Angela de Moura Ferreira
Data 2016
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Assunto Comportamento do consumidor
Gerenciamento por categoria
Supermercados
[en] Category management
[en] Shopper’s purchase criteria
[en] Small and medium-sized retails
[en] Supermarkets
Resumo Com maior acesso à informação, disponível em múltiplos meios de comunicação, o comportamento do consumidor vem sofrendo uma acelerada transformação. O cliente, neste trabalho denominado de shopper, que realiza compras em um ponto de venda, está cada vez mais consciente e exigente com relação a o quê, quando, como e onde comprar. Diante deste desafio, a presente dissertação se propõe a definir um sequenciamento de etapas e ferramentas para operacionalização do gerenciamento por categorias (GC) em varejos de pequeno e médio porte, de forma a auxiliar o gestor no processo de tomada de decisão, visando atender às necessidades dos seus clientes. Desta forma, primeiramente, foi desenvolvido e aplicado um método para a identificação e priorização de atributos de compra que influenciam o shopper. Com base nestes atributos, em um segundo momento, foi desenvolvida uma sistemática para implantação de GC em varejo de pequeno e médio portes. Esta sistemática está baseada em um conjunto de ferramentas e de indicadores de desempenho que permitem às organizações melhorar a gestão dos seus departamentos. Por fim, a sistemática foi aplicada a um supermercado de médio porte, em seu departamento de hortifrutigranjeiros, sendo apresentados os resultados oriundos desta aplicação.
Abstract Considering the easier access to information, available in different types of media, the customer’s behavior is changing and very fast. The customer, so called shopper, who makes purchases in a selling point, is increasingly aware of what, when, how and where to buy things. Based on this challenge, this thesis aims to define a sequence of steps and tools for implementation of category management (CM) in small and medium-sized retailers, to help managers in the decision-making process, to meet the customer needs. Thus, first, it has developed and implemented a method for identification and prioritization of purchase attributes which influence the shopper. Based on these attributes, in a second moment, it was developed a systematic of CM applied to small and medium-sized retail. This systematic is based on a set of tools and performance indicators that enable organizations to improve their departments’ management. In the end, the systematic developed was applied to a medium-sized supermarket, in their fresh produce department, and the results arising from this application were presented.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/164601
Arquivos Descrição Formato
001026585.pdf (2.304Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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