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Educação permanente interdisciplinar no serviço de emergência em saúde mental

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Educação permanente interdisciplinar no serviço de emergência em saúde mental

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Título Educação permanente interdisciplinar no serviço de emergência em saúde mental
Autor Schmitz, Márcia Elisa Prestes
Orientador Manfroi, Waldomiro Carlos
Data 2017
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde.
Assunto Administração de serviços de saúde
Educação em saúde
Equipe de assistência ao paciente
Pessoal de saúde : Educação
Serviços de emergência psiquiátrica
[en] Emergency
[en] Healthcare team
[en] Interdisciplinarity
[en] Mental Health
[en] Permanent Education
Resumo Entre as especialidades psiquiátricas, destacam-se as emergências que envolvem risco de vida ou risco social grave (comportamento violento, surto psicótico, risco de homicídio, tentativa de suicídio, etc.), que necessitam interferências imediatas. As urgências são situações que envolvem riscos menores, mas que necessitam intervenções em curto prazo (comportamento bizarro, agitação aguda, ideação suicida, crises de pânico, outros). O presente estudo foi realizado com objetivo de identificar necessidades de melhorias no atendimento e formar o Programa de Educação Permanente visando à atuação interdisciplinar da equipe. Esta pesquisa foi realizada no Plantão de Emergência em Saúde Mental (PESM) do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS), localizado no Centro de Saúde Vila dos Comerciários (CSVC), Rua Prof. Manoel Lobato, 151 – andar térreo. Para tanto, foi empregado Questionário e foram formuladas perguntas abertas como instrumentos de levantamento de dados e formação de Grupo Avaliativo, com a participação dos profissionais da equipe do PESM. Por meio da problematização das ações em saúde desenvolvidas no setor, procurou-se identificar as necessidades da especialidade em Saúde Mental e implementar atividades de Educação Permanente para o setor. Entre os resultados, destacam-se as seguintes necessidades: utilização da reunião sistemática do setor para planejamento de ações e proposições dos funcionários ao Núcleo de Educação Permanente; revisão periódica de rotinas; organizar espaços de atividade de Educação Permanente à carga horária do profissional, agregando competência e desse modo, participando do desenvolvimento de políticas públicas capazes de enfrentar as dificuldades da atualidade, a exemplo da epidemia de dependência química na população refletindo nos elevados índices de violência registrados.
Abstract Among the psychiatric specialties, there are emergencies that involve life-threatening or serious social risk (violent behavior, psychotic outbreak, homicide risk, suicide attempt, etc.) that require immediate interference. Urgencies are situations that involve minor risks but require short-term interventions (bizarre behavior, acute agitation, suicidal ideation, panic attacks, others). The present study was carried out with the objective of identifying needs for improvement in healthcare and to form the Permanent Education Program aiming the interdisciplinary work of the team. This research was carried out at the Plantão de Emergência em Saúde Mental (PESM) of the Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS), located at the Centro de Saúde Vila dos Comerciários (CSVC), Street Prof. Manoel Lobato, 151 - ground floor. To this end, a questionnaire was used and questions were raised as the instruments for data collection and formation of the Evaluation Group, with the participation of professionals from the PESM team. Through the problematization of health actions developed in the sector, it was sought to identify the needs of the Mental Health specialty and implement activities of Permanent Education for the sector. Among the results, the following needs stand out: use of the systematic meeting of the sector for planning actions and propositions of the employees to the Nucleus of Permanent Education; periodic review of routines; to organize spaces of activity of Permanent Education to the workload of the professional, adding competence and in this way, participating in the development of public policies able to face the difficulties of the present, as the epidemic of chemical dependence in the population reflecting in the high rates of violence registered.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/164744
Arquivos Descrição Formato
001027624.pdf (1.681Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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