Repositório Digital

A- A A+

Tecnologias da informação e comunicação aplicadas aos processos de ensino e de aprendizagem : percepção de um grupo focal de professores de uma escola do Maranhão

.

Tecnologias da informação e comunicação aplicadas aos processos de ensino e de aprendizagem : percepção de um grupo focal de professores de uma escola do Maranhão

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Tecnologias da informação e comunicação aplicadas aos processos de ensino e de aprendizagem : percepção de um grupo focal de professores de uma escola do Maranhão
Outro título Information and Communication Technologies Applied to the Teaching and Learning Processes : teachers’ perception of a focus group ina school of Maranhão
Autor Oliveira Filho, Vicente Henrique de
Santos, Gilberto Tavares dos
Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira
Resumo O presente artigo apresenta uma pesquisa sobre as implicações do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos processos de ensino e de aprendizagem na visão dos professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou a técnica dos grupos focais com uma pergunta geradora para coletar os dados necessários e realizar as análises subsequentes. Percebeu-se que há falta de preparo dos professores entrevistados para o uso das TIC em sua prática pedagógica, reduzindo-as apenas a um recurso adicional, pouco explorando as suas várias funcionalidades. É necessário, portanto, que a utilização dessas tecnologias pelos professores ultrapasse a dimensão utilitarista e seja incorporada como novas possibilidades educativas. Conclui-se que a subutilização das TIC pelos professores entrevistados é decorrente da falta de conhecimento e preparo para o uso dessas tecnologias como ferramenta didática. Essa limitação precisa ser superada por meio de uma adequada formação docente.
Abstract This paper presents a research on the implications of the use of Information and Communication Technology (ICT) in teaching and learning processes from the teachers’ point of view. This is a qualitative research, using the focus group technique, starting with a generating question to collect the necessary data and carry out further analysis. It was noticed that the interviewed teachers have demonstrated lack of preparation to use ICT in their teaching performance, reducing them to an additional resource, little exploring its many features. It is necessary, thus, that the use of ICT transcends the utilitarian dimension and isincorporated as new educational possibilities. We conclude that the interviewed teachers underuse ICT due to the lack of knowledge and preparation for the use of these technologies as a teaching tool. This restriction must be overcome by a suitable teacher training.
Contido em Revista Abakós. Abakó. Minas Gerais, PUCMinas, 2017. Vol. 5, n. 2, (maio 2017), p. 03-15.
Assunto Ensino : Aprendizagem
Formação docente
Monitoramento do ambiente
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] ICT
[en] Learning
[en] Teacher Training
[en] Teaching
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/165299
Arquivos Descrição Formato
001044994.pdf (158.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.