Repositório Digital

A- A A+

Comunicação interna : o caso do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul

.

Comunicação interna : o caso do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Comunicação interna : o caso do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Autor Ulbrich, Paulo Henrique Araújo
Orientador Schröeder, Christine da Silva
Data 2008
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Administração Pública Eficaz.
Assunto Administração pública : Brasil
Comunicação interna
Gestão pública
Resumo O presente trabalho versa sobre comunicação interna, trazendo um estudo específico do caso do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul. A idéia básica defendida é que um órgão com um sistema efetivo de comunicação interna possui maior capacidade de alcançar melhores índices de eficiência e eficácia. Esta maior produtividade é essencial para o atual momento do Estado brasileiro, em que a sociedade civil cobra uma maior contra-prestação por parte dos órgãos públicos. A melhoria dos serviços entregues aos contribuintes é necessária para justificar o aumento dos gastos públicos promovidos, no caso federal, pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva. Recentemente, a Justiça Eleitoral atravessou um processo de reformulação. Muitos novos servidores foram contratados, o que permitiu a descentralização de algumas atividades. Além disso, o quadro funcional foi fortemente valorizado com dois consecutivos e generosos aumentos de vencimentos. Alguns destes novos servidores, porém, poderiam produzir ainda mais e melhor se contassem com um bom fluxo de informações desde a alta administração até a base onde atuam. Parte do trabalho foi justamente diagnosticar as lacunas de comunicação interna existentes no órgão. Por fim, tendo como base o referencial teórico estudado, foram emitidas algumas sugestões de melhorias para o sistema atualmente implementado. São ações quase sem custo algum ou de baixo custo que podem gerar um melhor aproveitamento dos recursos humanos lotados no interior do Estado, o que, se espera, deixe o Tribunal em plenas condições de alcançar melhores resultados.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/16587
Arquivos Descrição Formato
000685560.pdf (683.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.