Repositório Digital

A- A A+

Uma estratégia competitiva para uma revenda autorizada de veículos

.

Uma estratégia competitiva para uma revenda autorizada de veículos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uma estratégia competitiva para uma revenda autorizada de veículos
Autor Ribeiro, Hugo Pinto
Orientador Luce, Fernando Bins
Data 2000
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Administrador : Desempenho : Comportamento : Perfil
Resumo A empresa objeto de análise neste estudo já exercita há alguns anos a atividade do planejamento estratégico. Trata-se de uma prática que é repetida anualmente e que, constatase, aborda apenas parcialmente assunto tão complexo. O acompanhamento das idéias de alguns autores que se dedicam ao tema indica que a formulação de uma estratégia deve ser bem mais ampla e melhor elaborada que os exercícios até agora postos em prática pela empresa. Na tentativa de mudar este quadro, este trabalho contém os seguintes elementos: a) uma revisão da literatura que aborde as etapas da formulação de uma estratégia de forma deliberada em uma organização; b) a adoção de uma metodologia que permita a participação intensa dos funcionários, parceiros e interessados na organização, tanto nas etapas de análise como na formulação da estratégia; c) um estudo do ambiente externo à organização que envolva o macroambiente, o ambiente operacional em que a empresa atua e que procure construir cenários alternativos futuros para esta ambientação; d) uma análise interna da organização que aborde pontos fortes e fracos, alguns aspectos que indiquem níveis de performance futura e uma identificação das competências e recursos atuais; e) uma análise competitiva que confronte a realidade externa com os recursos e competências internas e que leve em consideração as atuais forças competitivas atuantes no mercado e as tendências futuras; f) a formulação de uma estratégia para a organização que identifique o que fazer para que a empresa atinja um novo posicionamento mais adequado aos desafios ambientais e de estratégias competitivas específicas para cada uma de suas unidades de negócio. O resultado esperado é um novo posicionamento estratégico para a organização, mais adaptado a uma nova realidade ambiental e mais competitivo.
Abstract The company which is the object of this study has been practicing strategy planning for some years. This practice is done in a early basis and is only a slight approach to such a complex subject. The study of the ideas of some authors who are dedicated to this issue indicates that strategy formulation must be much wider and better elaborated the ones hitherto done. In a attempt to change this picture, this work gathers the following elements: a) a literature review of the stages of strategy formulation; b) the adoption of a methodology that allows an intense participation of workers, partners and other stakeholders in both analysis stages and strategy formulation; c) a study of the environment outside the organization that envolves macro-environment, the operational environment of the company and that seeks the creation of alternative future cenaries for this ambience; d) an internal analysis of the organization that dipicts strong and weaks spots, some aspects that indicates levels of future performance and an identification of competencies and natural resources; e) a competitive analysis to face external reality with the internal competencies and resources considering the current market competitive forces as well as future trends; f) a formulation of a strategy to the organization that indicates what to do to achieve a new more adequated positioning regarding environmental challenges and the formulation of specific competitive strategies for each of its business units. The expected result is a new, more competitive, and more adapted to a new environmental reality strategic positioning for the organization.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/16762
Arquivos Descrição Formato
000295608.pdf (266.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.