Repositório Digital

A- A A+

Zona contaminada : O processo de criação dramatúrgica em Caio Fernando Abreu

.

Zona contaminada : O processo de criação dramatúrgica em Caio Fernando Abreu

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Zona contaminada : O processo de criação dramatúrgica em Caio Fernando Abreu
Autor Silva, Mara Lúcia Barbosa da
Orientador Silva, Márcia Ivana de Lima e
Data 2009
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Assunto Abreu, Caio Fernando 1948-1996.
Criação literária
Critica e interpretacao
Crítica genética
Dramaturgia
Estudos literários
Literatura brasileira
Processo criativo
Teatro
Teoria literária
Zona Contaminada (Peça teatral)
[fr] Critique génétique
[fr] Théâtralité
Resumo O presente estudo visa a examinar o processo de criação dramatúrgica em Zona contaminada de Caio Fernando Abreu. A pesquisa em questão está centrada na análise e interpretação do prototexto da peça, que é composto por quatro versões datiloscritas e pela versão publicada. Para tanto, nos valeremos dos pressupostos da crítica genética, bem como de teorias sobre dramaturgia, especialmente as de Bertolt Brecht, no que se refere às suas proposições sobre a constituição do distanciamento cênico. O texto teatral caracterizase por ter uma natureza dual, o que o faz encontrar a sua completude somente no palco. Nossa proposta é, através da análise comparativa do material, verificar a constituição da teatralidade do texto, analisando em cada uma das versões os seus elementos constitutivos.
Résumé La présente étude vise à examiner le processus de création dramaturgique dans Zona Contaminada de Caio Fernando Abreu. Ce travail est centré sur l'analyse et l'interprétation de l'avant-texte de la pièce, composé de quatre versions dactylographiées et de la version publiée. Pour cela, nous nous appuyons sur les principes de la critique génétique ainsi que sur la théorie de la dramaturgie, principalement celle de Bertolt Brecht, concernant la constitution de la mise à distance scénique Le texte théâtral est caractérisé par une nature duelle dont la complétude se donne sur la scène. Nous nous proposons, à travers l'analyse comparative du matériel, de vérifier comment se constitue la théâtralité du texte, en analysant, dans chacune des versions, les éléments qui la constituent.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/16868
Arquivos Descrição Formato
000700970.pdf (1.079Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.