Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWannmacher, Clovis Milton Duvalpt_BR
dc.contributor.authorGama, Thereza Christina da Cunha Limapt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T02:25:58Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/168809pt_BR
dc.description.abstractHistoricamente, a população brasileira vem passando por grandes mudanças demográficas. A população idosa crescerá mais rapidamente do que a população em geral. Mudanças mostram a necessidade de modificações nas atuais estratégias de ações ao idoso, a importância de maior estruturação, fortalecimento, qualificação e atuação das políticas públicas voltadas ao idoso assim como a educação do mesmo, visando um aumento da sua auto-estima e autosuficiência traduzindo em uma melhor qualidade de vida. Como objetivo, desenvolver pesquisa avaliativa das ações promovidas pelos agentes sociais em relação aos direitos legais do idoso e da saúde na perspectiva da Educação Popular. E como especifico: Realizar revisão de literatura sobre educação popular para idosos e contextualizar os dados obtidos no cenário nacional; Verificar se a presença do conhecimento do Direito e da Saúde do Idoso interfere na qualidade de vida das pessoas por meio da Educação Popular; Fazer um estudo comparativo dos idosos que vivenciam práticas educativas e os que não têm essa vivência e Elaborar um modelo teórico-lógico a ser utilizado na FATI na perspectivada educação popular para idosos.A opção do estudo é realizar uma pesquisa avaliativa do tipodescritivo de cunho quantitativo-qualitativo ligado à pesquisa ação e a pesquisa participante. Haverá, também, a utilização das técnicas de pesquisa como revisão bibliográfica em periódicos nacionais, observação participante, análise da documentação, aplicação de entrevistas e questionários.Pretende dividir em artigos científicos que contemplem os objetivos específicos. O estudo de campo será realizado nas dependências da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina, FACAPE, no Centro de Vivência-Vó Pulú e Casa Geriátrica. Como resultados alcançados, espera-se que a pesquisa contribua para subsidiar pesquisas futuras e permita uma avaliação pela efetividade de suas ações desenvolvidas pela educação popular. Conclui-se por meio dos conhecimentos adquiridos proporciona qualidade de vida e independência ao envelhecer. Além de perceber uma discrepância dos que praticam práticas pedagógicas e os que não praticam. Sem deixar de mencionar a necessidade de um modelo de avaliação constante para melhoria do Projeto.pt_BR
dc.description.abstractHistorically, the Brazilian population has been undergoing major demographic changes. The elderly population will grow faster than the general population. Changes show the necessity of changes in current strategies of actions for the elderly, the importance of greater structuring, strengthening, qualification and performance of public policies for the elderly as well as the education of the same order to increase its self-esteem and translating selfsufficiency in a better quality of life. As an objective, to develop an evaluation research of the actions promoted by the social agents in relation to the legal rights of the elderly and health in the perspective of Popular Education. As specific: To conduct literature review on popular education for the elderly and contextualize the data obtained on the national scene; to check the presence of Law and the elderly Health knowledge interferes with the quality of life through Popular Education: To do a comparative study of the elderly who experience educational practices and those who do not have this experience and to prepare a theoretical and logical model to be used in FATI the perspectival public education for elderly. The option of the study is the evaluative research of the exploratory quantitative and qualitative cleat linked to action research and participatory research. There will also be the utilization of research techniques as literature review in national and international journals, participant observation, document review, application of interviews and questionnaires. It wants to divide into chapters that address the specific objectives. The field study will be held on the premises of the Faculty of Applied Social Sciences of Petrolina, FACAPE, the Experience Center –Vó Pulu and Geriatric Home. As results achieved, it is expected that this research will help to inform future investigations and possible an assessment of the effectiveness of their development actions by popular education. Concludes by means of the acquired knowledge provides quality of life and independence when aging. In addition to perceiving a discrepancy of those who participate in pedagogical practices and those who do not one. Not to mention the necessity for a constant evaluation model to improve the Project.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectElderlyen
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectAssessmenten
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectDireitos dos idosospt_BR
dc.subjectQuality of Lifeen
dc.subjectSaúde do idosopt_BR
dc.subjectLawen
dc.subjectEducationen
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleAvaliação do conhecimento do direito e da saúde do idoso na perspectiva da educação popularpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001047066pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples