Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSant'Ana, Marilaine de Fragapt_BR
dc.contributor.authorPiegas, Janaina Zortéapt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T02:26:12Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/168835pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar como a Resolução de Problemas pode auxiliar no ensino de funções afim. Essa proposta de trabalho foi motivada pela minha curiosidade em compreender porque é complicado propor, interpretar e resolver problemas em sala de aula. A coleta de dados foi realizada no ano letivo de 2016, com uma turma do primeiro ano do ensino médio da rede pública de Porto Alegre, por meio de um projeto extraclasse e atuação em aulas no período regular. Os problemas propostos e analisados foram retirados em sua maioria do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com ajuda do roteiro do GTERP, Grupo de Trabalho de Estudos de Resolução de Problemas, o intuito da pesquisa foi verificar como ocorre o entendimento do conteúdo seguindo passos para resolver problemas. A análise da pesquisa realizou-se por meio do Estudo de Caso, e se baseia nos trabalhos de George Polya, Lourdes de la Rosa Onuchic e outros autores que pesquisam sobre a Resolução de Problemas.pt_BR
dc.description.abstractThis Course Completion Work aims to analyze how Problem Solving can help in teaching linear functions. This work proposal was motivated by my curiosity to understand why it is complicated to propose, interpret and solve problems in the classroom. The data collection was carried out in the academic year of 2016, with a class of the first year of the high school of the public network of Porto Alegre, through an extraclass project and performance in classes in the regular period. The problems proposed and analyzed were mostly removed from the National High School Examination (ENEM). With the help of the GTERP (Problem Solving Studies Working Group), the purpose of the research was to verify how the understanding of content occurs by following steps to solve problems. The analysis of the research was done through the Case Study, and is based on the works of George Polya, Lourdes de la Rosa Onuchic and other authors who research on Problem Solving.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProblem Solvingen
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectFuncoespt_BR
dc.subjectLinear functionen
dc.titleResolução de problemas : um caminho para o aprendizado de funções afimpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001047834pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples