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Formação a distância e prática de alfabetização : avaliação do impacto do uso de recursos informatizados no ensino da leitura

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Formação a distância e prática de alfabetização : avaliação do impacto do uso de recursos informatizados no ensino da leitura

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Título Formação a distância e prática de alfabetização : avaliação do impacto do uso de recursos informatizados no ensino da leitura
Autor Salamunes, Nara Luz Chierighini
Orientador Becker, Fernando
Co-orientador Passerino, Liliana Maria
Data 2009
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Assunto Alfabetização
Ensino à distância
Formação
Leitura
Professor
[en] Digital literacy teaching
[en] Formation of distance literacy teachers
[en] Information technology in literacy teaching
[en] Literacy teaching
Resumo A tese de doutorado Formação à distância e prática de alfabetizadores: avaliação do impacto do uso de recursos informatizados no ensino da leitura tem como objetivo compreender relações entre a formação inicial de alfabetizadores em curso de nível superior, desenvolvida na modalidade à distância, e as ações de ensino da leitura com uso de recursos informatizados realizadas por professores egressos de curso Normal Superior com mídias interativas. Entendendo-se que uma das condições para a superação do analfabetismo funcional e digital observado na população brasileira de hoje é, além da revisão das práticas tradicionais e antidemocráticas de alfabetização, a inserção responsável das tecnologias da informação e da comunicação no ensino da leitura e da escrita, procurou-se compreender, por meio de estudo de casos múltiplos, como pensam e agem didaticamente quatro professores alfabetizadores formados em cursos em que o uso dessas tecnologias foi intensivo. O estudo foi fundado nos conceitos de esquema e de tomada de consciência da epistemologia genética de Jean Piaget, para quem conhecer é um processo mental ativo e construtivo de busca de solução de problemas, mediado pela incorporação de instrumentos, signos e símbolos culturais, cujo uso transforma a própria atividade de conhecer e o sujeito desta, pelo aprimoramento progressivo da atividade consciente. Os dados foram levantados em análise documental, observações e entrevistas filmadas, as quais seguiram os protocolos do método clínico-crítico. Foram encontrados indícios de que a formação inicial de nível superior à distância a que tiveram acesso as alfabetizadoras pesquisadas corrobora quadros de analfabetismo digital e funcional. Os resultados indicam aspectos a serem considerados na composição de currículos de cursos de formação de alfabetizadores presenciais e à distância e na organização escolar dos anos iniciais do ensino fundamental para a prevenção desses quadros.
Abstract The doctorate thesis Learning and Practice for Literacy Teachers: Assessment of the Impact of the Use of Technology Resources on Reading Teaching aims to comprehend relations between the initial preparation of literacy teachers of an advanced level as developed through the distance learning modality and the teaching of reading using computerized resources performed by teachers recently graduated from the Advanced Normal Course with interactive medias. Considering that one of the conditions to overcome the functional and digital illiteracy as currently observed in the Brazilian population is, besides the revision of traditional and anti-democratic teaching of the ABCs, the responsible inclusion of information and communication technologies to teach how to read and write, and effort has been made to understand - by following up four cases - how the literacy teacher who took courses adopting the intensive use of such technologies think and act. The research was based on concepts of scheme and awareness of the Jean Piaget genetic epistemology, according to whom understanding the knowing is an active and mental process of searching means to solve problems by incorporating cultural instruments, signs, and symbols, the use of which transforms the knowledge acquisition activity and its subject, through the progressive improvement of the conscious activity. The research data were collected by documental analysis, observation and video-taped interviews, at all times observing the clinical-critical protocols. Indications were found that the initial preparation of literacy teachers of an advanced level to which the reading and writing teachers analyzed in the research, confirms the occurrence of functional and digital illiteracy. The results indicate aspects to be considered in the curricula of distance learning courses for distance and presencial literacy teachers and in the structure of the beginning years of the elementary school in order to prevent that occurrence.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/17254
Arquivos Descrição Formato
000713733.pdf (1.625Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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