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Pesquisa apreciativa : características, utilização e possibilidades para a área da Saúde no Brasil

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Pesquisa apreciativa : características, utilização e possibilidades para a área da Saúde no Brasil

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Título Pesquisa apreciativa : características, utilização e possibilidades para a área da Saúde no Brasil
Autor Arnemann, Cristiane Trivisiol
Gastaldo, Denise Maria
Kruse, Maria Henriqueta Luce
Resumo Nosso artigo apresenta e discute as características da Pesquisa Apreciativa como metodologia de pesquisa, utilizando um exemplo de uma residência multiprofissional integrada em Saúde no Brasil. A Pesquisa Apreciativa, conhecida em inglês como Appreciative Inquiry, é uma metodologia usada para identificar as melhores práticas desenvolvidas e empregadas pelas pessoas que trabalham em uma instituição. Essa metodologia permite a participação e o engajamento de profissionais da área da Saúde em pesquisas relacionadas à sua área de atuação, com potencial para ser aplicada em múltiplas áreas. Além disso, a Pesquisa Apreciativa incentiva debates reflexivos e críticos por parte dos participantes, estabelecendo um espaço de discussão para que mudanças ocorram. Os profissionais da Saúde que participaram desse trabalho consideram pertinente a finalidade de encorajar as pessoas a adotarem uma abordagem positiva, construtiva e dialógica para propor mudanças institucionais.
Abstract In this paper we present and discuss the characteristics of Appreciative Inquiry as a research methodology, utilizing an example from an integrated multi-professional residency program in Health in Brazil. Appreciative Inquiry is a methodology used to identify the best practices developed and utilized by people who work in the same institution. This methodology allows the participation and engagement of Health professionals in studies related to their area of work, potentially able to be used in several areas. In addition, Appreciative Inquiry promotes critical and reflexive debates among participants, establishing a space for the production of change. The Health professionals involved in our study considered relevant the goal of encouraging people to adopt a positive, constructive, and dialogical approach to propose institutional changes.
Contido em Interface : comunicação, saúde, educação. Botucatu. Vol. 22, n.64 (2018), p. 121-31
Assunto Pesquisa apreciativa
Pesquisa qualitativa
Saúde : Pesquisa
[en] Appreciative Inquiry
[en] Method
[en] Methodology
[en] Qualitative research
[en] Residency program
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/173767
Arquivos Descrição Formato
001061057.pdf (133.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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