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Campeões de bilheteria e o sucesso como antídoto ao terceiro

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Campeões de bilheteria e o sucesso como antídoto ao terceiro

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Título Campeões de bilheteria e o sucesso como antídoto ao terceiro
Outro título Blockbusters and sucess as the antidote for the third
Autor Barros, Ana Taís Martins Portanova
Resumo Este trabalho se propõe a refletir sobre as condições simbólicas (Durand, Bachelard) que, no cinema, podem participar da imagem do sucesso a qual, considerada no que exige de consenso e adesão coletiva, é definida a partir da premissa dos estudos do imaginário sobre as representações dos princípios lógicos de antítese, analogia e complexidade, ponderando-se que a relação com a diferença é fundamental para compreender a condição simbólica do sucesso. Com essa premissa, são examinados três dos dez filmes considerados os maiores sucessos (de bilheteria) de todos os tempos: …E o vento levou, Avatar e Titanic. Conclui-se que tanto em Avatar quanto em Titanic existe uma abordagem dualista da alteridade. Já em …E o vento levou, a abordagem é monista. Em quaisquer dos casos, é escamoteada a pluralidade, com a recusa da efetividade do Outro enquanto terceiro.
Abstract This work aims to reflect on the symbolic conditions (Durand, Bachelard) that, in the cinema, can take part of the image of success. This, considered in its requirements of consensus and collective adhesion, is defined from the premise of the Imaginary Studies on the representations of the logical principles of antithesis, analogy and complexity, pondering that the relation with the difference is fundamental to understand the symbolic condition of success. With this premise, three of the ten films considered the greatest box-office hits of all time are analyzed: …Gone with the wind, Avatar and Titanic. It is concluded that in both Avatar and Titanic there is a dualistic approach to otherness, while in …Gone with the wind the approach is monistic. In either case, plurality is retracted, with the refusal of the Other’s effectiveness as a third party.
Contido em RuMoRes : Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídia. São Paulo : USP. Vol. 11, n. 22 (jul./dez. 2017), p. 7-26
Assunto Cinema
Imaginário
[en] Cinema
[en] Communication
[en] Imaginary
[en] Success
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/173811
Arquivos Descrição Formato
001060900.pdf (238.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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