Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCabistani, Roséli Maria Olabarriagapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Roséli Bueno dapt_BR
dc.date.accessioned2009-10-14T04:17:09Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/17430pt_BR
dc.description.abstractA possibilidade de disponibilizar tempo em sala de aula, especificamente na Educação de Jovens e Adultos, para trabalhar com questões existenciais e emergenciais da vida do sujeito, através da Roda de Conversa, constituiu-se em uma experiência de estágio, sendo o objeto desta pesquisa exploratória. Trata-se de conteúdos latentes e circunstanciais do cotidiano de indivíduos adultos, os quais precisam ser considerados, tendo em vista que o educando deve alcançar grau tolerável de ansiedade, a fim de que possa desenvolver o desejo de aprender. A partir da necessidade observada durante a trajetória de graduação, construiu-se uma experimentação no estágio curricular obrigatório que incluiu esse tempo livre para fala e escuta coletivas, dentro do planejamento diário. Levando em conta o papel da linguagem na estruturação psíquica do ser, conforme coloca a psicanálise, buscou-se possibilitar ao(a) educando(a) refletir sobre sua própria formação, permeada pela palavra, com a finalidade de propiciar momentos de fala/escuta terapêuticas. A presente pesquisa tem como campo empírico a percepção do período de estágio e as vozes colhidas dos(as) educando(as), revelando que tal processo possibilitou novas e constantes ressignificações de conteúdos internos presentes na vida psíquica do sujeito. Essas significações e conteúdos, atuantes dentro do processo de aprendizagem de sala de aula, apontam que é possível e produtivo disponibilizar esse tempo na docência de EJA.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleRoda de conversa : trabalhando temas emergentes na EJApt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000715294pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples