Repositório Digital

A- A A+

Educação do lugar : saúde mental e pedagogias da cidade

.

Educação do lugar : saúde mental e pedagogias da cidade

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Educação do lugar : saúde mental e pedagogias da cidade
Autor Silva, Maria Cristina Carvalho da
Orientador Ceccim, Ricardo Burg
Data 2008
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Inclusão social
Pedagogia
Saúde mental
[es] Educación del lugar
[es] Educación y salud mental
[es] Pedagogias de la ciudad
Resumo Este trabalho procura a educação como desafio à saúde, ativação de pensamento, pelos abalos do fora sobre o território psicossocial estruturado nos serviços de saúde mental. Trata-se de uma investigação realizada na "zona de fronteira" entre o serviço de atenção psicossocial e as ruas da cidade, a cultura da cidade, as zonas de resistir e criar nas redes sociais contemporâneas. Após "fechar" os manicômios e abrir serviços substitutivos, no processo de inserir pessoas com a vivência de transtorno psíquico em redes de acolhimento em saúde uma nova pergunta: dessegregar é estender a clínica ou inserir na cidade? Se a esfera da cidade é o território da política (polis) e das redes sociais, a cidade é desafio de pensamento, desafio de prática, desafio de estudo para sistematizar um conhecimento que oriente práticas. A aposta no encontro da saúde com a educação em uma pedagogia da cidade é a aposta na construção de aprendizagens por encontro, exposições, interações para a emergência de laços sociais. Uma educação do lugar que não se impõe, uma vez que emerge das forças de resistir e criar. Destacamos os laços sociais, que produzem um híbrido da atenção em saúde mental e sua clínica, com a educação e seus enlaces na cultura. Trata-se de situar lugares de acolhimento para a "alta" da clínica em pedagogias da cidade. Pedagogias da cidade, zonas de confiança e acolhimento, efeitos da tecitura de redes na qual o coletivo e o singular coexistem, configurando a Educação do Lugar.
Resumen Este trabajo busca la educación como desafio a la salud, activación del pensamiento, por los estremecimientos del fuera sobre el território psicosocial estructurado en los servicios de salud mental. Se trata de una investigación realizada en la "zona de frontera" entre el servicio de atención psicosocial y las calles de la ciudad, la cultura de la ciudad, las zonas de resistir y criar en las redes sociales contemporáneas. Después de "encerrar" los manicomios y abrir servicios substitutivos, en el proceso de inserir personas con la vivencia del transtorno psíquico en redes de acogimiento en salud una nueva pregunta : desegregar es extender la clinica o inserirla en la ciudad? Si la esfera de la ciudad es el território de la política (polis) y de las redes sociales, la ciudad es desafio del pensamiento, desafio de la práctica, desafio del estudio para sistematizar un conocimiento que oriente prácticas. La apuesta en el encuentro de la salud con la educación en una pedagogia de la ciudad es la apuesta en la construcción de aprendizajes por encuentros, exposiciones, interacciones para la emergencia de lazos sociales. Una educación del lugar que no se impone, una vez que emerge de las fuerzas de resistir y criar. Destacamos los lazos sociales que produzen um híbrido de atención em salud mental y su clínica con la educación e sus enlaces en la cultura. Se trata de situar lugares de acogimiento para la "alta" de la clínica en pedagogias de la ciudad. Pedagogias de la ciudad, zonas de confiança y acogimiento, efectos de la tecitura de redes en la qual el colectivo y lo singular coexisten configurando la Educación del Lugar.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/17615
Arquivos Descrição Formato
000721325.pdf (461.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.