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Infância em cena : um estudo sobre o cotidiano de crianças de classes populares, com necessidades educativas especiais

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Infância em cena : um estudo sobre o cotidiano de crianças de classes populares, com necessidades educativas especiais

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Título Infância em cena : um estudo sobre o cotidiano de crianças de classes populares, com necessidades educativas especiais
Autor Sulzbach, Raquel Alvarez
Orientador Baptista, Cláudio Roberto
Data 2003
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Educação especial
Educação popular
Infância
Resumo A presente pesquisa tem como objetivo apresentar as reflexões em relação ao cotidiano da infância de alunos com necessidades educativas especiais em processo de integração escolar, que freqüentam uma das Salas de Integração e Recursos (SIR), na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. A denominação "Infância em Cena" apresenta-se em sintonia com a perspectiva de colocar esses alunos em evidência. Durante a pesquisa, buscou-se destacar as singularidades relativas à vida desses alunos, bem como suas relações com as demais pessoas que compõem suas famílias e sua comunidade. Nessa perspectiva, encontrou-se apoio teórico no conhecimento relativo à construção social do conceito de infância e seus desdobramentos ao longo da história ocidental. A análise desse conceito foi apresentada a partir de um resgate histórico da infância no Brasil, com destaque para o processo de escolarização e atenção privilegiada, dirigida à educação especial. A pesquisa foi desenvolvida em uma perspectiva etnográfica, por meio da análise de seis estudos de caso. Foram entrevistados os alunos e alunas, suas mães, suas professoras e outros profissionais ligados ao contexto da escola. Além disso, foram realizadas observações em diversas situações escolares, envolvendo os respectivos sujeitos. Com relação aos resultados obtidos, destaca-se a existência de condições socioeconômicas de extrema precariedade e de ações familiares que poderiam induzir a uma limitação das relações sociais. Apesar desses elementos, de forma geral, há evidentes esforços dos alunos no sentido de participar de todos os espaços oportunizados pelo processo de escolarização, além da presença de uma capacidade de gerenciar questões desafiadoras no seu cotidiano. Nesse sentido, o atendimento educacional no ensino comum, aliado ao apoio da Sala de Integração e Recursos, parece constituir-se como um espaço potencializador para essa participação.
Abstract The objective of this research is to present the reflections about the everyday life of the childhood of students with special educational needs in the process of school integration, who attend one of the Integration and Resources Rooms (IRR) in the Municipal Network of Education in Porto Alegre. The denomination Infância em Cena is presented in syntony with the perspective of putting these students in evidence. During the research we tried to highlight the singularities related to the life of these students, as well as their relations to the other people who compose their families and community. In this perspective the theoretical support was found in the knowledge related to the social construction of the concept of childhood and its unfoldings throughout the western history. The analysis of this concept was presented from a historical review of childhood in Brazil, highlighting the process of scholarization and privileged attention directed to special education. The research was developed in an ethnographic perspective, by means of the analysis of six case studies. The students, their mothers, teachers and other professionals connected to the context of the school were interviewed. Besides the interviews, observations were held in many school situations involving the respective subjects. In relation to the obtained results, we highlight the existence of socioeconomic conditions of extreme precariousness, and of family actions which could induce to a limitation of the social relations. In spite of these elements, in a general way, there is evident effort from the students to somehow participate in all spaces provided by the scholarization process, besides the presence of a capacity to manage challenging issues in their daily lives. In this sense, the educational service in mainstream education, together with the support of the Integration and Resources Room (IRR), seems to constitute a potentializer space for this participation.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/17721
Arquivos Descrição Formato
000723767.pdf (2.169Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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