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Mahavidyas : Balé para dois pianos, flauta, piccolo, timpani e orquestra de Cordas

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Mahavidyas : Balé para dois pianos, flauta, piccolo, timpani e orquestra de Cordas

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Título Mahavidyas : Balé para dois pianos, flauta, piccolo, timpani e orquestra de Cordas
Autor Cunha, Vagner Bonella
Orientador Chaves, Celso Giannetti Loureiro
Data 2009
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Assunto Balé
Composição musical
[en] Ballet
[en] Images
[en] Musical composition
Resumo Este trabalho apresenta o memorial de composição, a partitura e a gravação do balé Mahavidyas para dois pianos, flauta, piccolo, timpani e orquestra de cordas. O balé é integrado por sete ciclos de peças livremente inspiradas em imagens das Mahavydias, deusas do hinduísmo. Cada um dos ciclos, agrupado em dois atos, contém três movimentos. O primeiro ato é composto pela abertura e pelos quatro primeiros ciclos; o segundo, por abertura, três ciclos e coda. O Memorial inclui breve descrição das referências estéticas que estimularam as atitudes composicionais, fundamentadas no pensamento de H. J. Koellreutter e Fernando Pessoa. O relato dos processos composicionais revela os critérios expressivos e estruturais para a escolha da instrumentação e a relação desta com materiais compostos e utilizados de forma espontânea e intuitiva.
Abstract The present study presents the score, the recording, and a compositional essay on Mahavidyas, a ballet for two pianos, flute, piccolo, timpani and string orchestra. The ballet consists of seven cycles freely inspired by images of Mahavydias, goddesses of Hinduism. Each cycle contains three movements, grouped into two acts. In the first act are presented an overture and the first four cycles, while the second act presents an overture, the remaining three cycles, and the coda. The Memorial includes a brief description of aesthetic references that have informed the composition, based on the ideas of H.J. Koellreutter and Fernando Pessoa. The description of the compositional process addresses the expressive and structural criteria for the choice of instrumentation and its relation to written materials, used spontaneously and intuitively.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/17776
Arquivos Descrição Formato
000724953.pdf (2.521Mb) Volume 1 Adobe PDF Visualizar/abrir
000724953-02.pdf (2.341Mb) Volume 2 Adobe PDF Visualizar/abrir
000724953.zip (4.703Mb) Trabalho completo zipado Arquivo ZIP Visualizar/abrir

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