Repositório Digital

A- A A+

Mosaico analítico : a construção do sujeito leitor nas relações entre literatura e mídia no mundo infantil

.

Mosaico analítico : a construção do sujeito leitor nas relações entre literatura e mídia no mundo infantil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Mosaico analítico : a construção do sujeito leitor nas relações entre literatura e mídia no mundo infantil
Autor Weber, Solange Raquel
Orientador Silva, Márcia Ivana de Lima e
Data 2009
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Assunto Educação infantil
Ensino e aprendizagem
Interdisciplinaridade
Leitura e literatura
Literatura comparada
Literatura e mídia
Pensamento e linguagem
Sociologia da literatura
Teoria da literatura
[en] Literature
[en] Mario Quintana
[en] Media
[en] Subject reader
Resumo Estuda sobre as relações entre a literatura e a mídia na construção do sujeito leitor. Analisa uma experiência realizada nos anos 2006, no âmbito escolar, nos anos de 2007 e 2008 fora da escola, dando ênfase ao entrelace da teoria e prática, a partir da perspectiva teórica da psicologia do desenvolvimento de Lev Vygotsky, a perspectiva dialógica discursiva de Mikhail Bakhtin e a teoria do efeito estético de Wolfgang Iser, no viés da sociologia da leitura, a partir de Roger Chartier. Traça-se um breve histórico da leitura com Regina Zilberman, Marisa Lalojo e Ezequiel Silva. Nos recursos midiáticos agrega-se José Manuel Moran, como teórico para análise das mídias quanto ao seu espaço na sala de aula e sua efetiva relação interdisciplinar com a literatura.
Abstract Studies the relationship between literature and media in the construction of the subject reader. Examines an experiment conducted in the years 2006, within school, in the years 2007 and 2008 outside the school, emphasizing the interlacing of theory and practice from the perspective of psychology of the development of Lev Vygotsky, the perspective of dialogical discursive Mikhail Bakhtin and the theory of the aesthetic effect of Wolfgang Iser, by sociology of reading from Roger Chartier. Trace is a brief history of reading with Regina Zilberman, Marisa Lalojo and Ezequiel Silva. Media resources in households where José Manuel Moran and theoretical analysis to the media about their place in the classroom and their effective interdisciplinary relationship with literature.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/17824
Arquivos Descrição Formato
000723975.pdf (3.792Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.