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Visibilidade política e produção de imagem pública: a comunicação do projeto pacto pelo Rio Grande 2006

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Visibilidade política e produção de imagem pública: a comunicação do projeto pacto pelo Rio Grande 2006

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Título Visibilidade política e produção de imagem pública: a comunicação do projeto pacto pelo Rio Grande 2006
Autor Silva, Daniel de Lemos Germano da
Orientador Weber, Maria Helena
Data 2009
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.
Assunto Comunicação institucional
Comunicação política
Imagem pública
[en] Institutional communication
[en] Legislation authority
[en] Political communication
[en] Public image
[en] Public visibility
Resumo Esta pesquisa analisa o projeto Pacto Pelo Rio Grande, fórum de discussões criado pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul em 2006, com o propósito de buscar soluções consensuais para a crise financeira do Estado. Partindo da compreensão sobre a importância da visibilidade e da produção de imagem para a obtenção do apoio, do consentimento e da legitimidade da opinião pública na contemporaneidade, essa dissertação mostra como o projeto serve para configurar mecanismos de exposição de atores políticos em busca de visibilidade e produção de imagem em nome da convergência de interesses. Os objetivos foram atingidos por meio do estudo histórico-descritivo e do exame sobre as estratégias de comunicação e do discurso utilizados em três esferas distintas de visibilidade pública: a comunicação institucional (Assembléia Legislativa), a propaganda institucional (Pacto pelo Rio Grande) e a repercussão jornalística (jornal Zero Hora).
Abstract The present survey analyzes a project called 'Pacto pelo Rio Grande', a discussion forum created by the Legislative Authority of the estate of Rio Grande do Sul, in 2006, with the purpose of building consensual solutions for the economic crisis in the Estate. Starting from the understanding about the importance of visibility and construction of a certain image in order to obtain support, and of the consensus and legitimacy of public opinion nowadays, this thesis shows how the mentioned project serve as a mechanism to expose the political actors searching for visibility and as a way to produce a certain image that could influence public interests. The outcomes of the present work were reached throughout a historical study as well as an exam of the communication strategies and speeches found in three different spectrums of public visibility: the institutional communication (Legislative Authority), the institutional marketing (Pacto pelo Rio Grande) and the repercussion on the News (Zero Hora).
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/17978
Arquivos Descrição Formato
000727583.pdf (2.202Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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