Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Júlio César dept_BR
dc.contributor.authorKulpa, Henrique Mocellinpt_BR
dc.date.accessioned2018-07-11T02:31:32Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/180355pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo verificar as principais estratégias competitivas de mercado adotadas pela maior fabricante nacional de aviões, a Embraer, na esfera dos três principais segmentos de atuação, quais sejam: aviação comercial, aviação executiva e de defesa e segurança, bem como os resultados proporcionados por tais ações. A análise das estratégias envolveu uma descrição histórica de fatos e o exame de dados estatísticos e financeiros da empresa. Em seguida, foram enfocadas as estimativas de mercado para os três segmentos de atuação, o crescimento médio anual previsto e as principais categorias de aeronaves demandadas. De outra parte, foram analisados os principais concorrentes da companhia e de que forma suas ações repercutem sobre a estratégia da Embraer no mercado. Por fim, realizou-se um estudo com base nas cinco forças de Porter para auxiliar no entendimento da tomada de decisão da companhia e como estas decisões moldaram sua estrutura.pt
dc.description.abstractThe present paper aims to verify the main competitive market strategies adopted by the largest national aircraft manufacturer, Embraer, in the three main business segments, namely: commercial aviation, executive and defense and security aviation, as well as results provided by such actions. The analysis of the strategies involved a historical description of facts and the examination of statistical and financial data of the company. Next, the focus was on the market estimates for the three segments, the expected annual average growth and the main categories of aircraft demanded. On the other hand, it was analyzed the main competitors of the company and how their actions have repercussions on Embraer's strategy in the market. Finally, a study was carried out based on Porter's five forces to assist in understanding the company's decision-making and how these decisions shaped its structure.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStrategiesen
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectIndústria aeronáuticapt_BR
dc.subjectCompetitionen
dc.subjectInovationen
dc.subjectEmbraeren
dc.titleAnálise das estratégias competitivas nos três principais segmentos de atuação : o caso EMBRAERpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001067072pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples