Análise das estratégias competitivas nos três principais segmentos de atuação : o caso EMBRAER
Visualizar/abrir
Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo verificar as principais estratégias competitivas de mercado adotadas pela maior fabricante nacional de aviões, a Embraer, na esfera dos três principais segmentos de atuação, quais sejam: aviação comercial, aviação executiva e de defesa e segurança, bem como os resultados proporcionados por tais ações. A análise das estratégias envolveu uma descrição histórica de fatos e o exame de dados estatísticos e financeiros da empresa. Em seguida, foram enfocadas as e ...
O presente trabalho tem como objetivo verificar as principais estratégias competitivas de mercado adotadas pela maior fabricante nacional de aviões, a Embraer, na esfera dos três principais segmentos de atuação, quais sejam: aviação comercial, aviação executiva e de defesa e segurança, bem como os resultados proporcionados por tais ações. A análise das estratégias envolveu uma descrição histórica de fatos e o exame de dados estatísticos e financeiros da empresa. Em seguida, foram enfocadas as estimativas de mercado para os três segmentos de atuação, o crescimento médio anual previsto e as principais categorias de aeronaves demandadas. De outra parte, foram analisados os principais concorrentes da companhia e de que forma suas ações repercutem sobre a estratégia da Embraer no mercado. Por fim, realizou-se um estudo com base nas cinco forças de Porter para auxiliar no entendimento da tomada de decisão da companhia e como estas decisões moldaram sua estrutura. ...
Abstract
The present paper aims to verify the main competitive market strategies adopted by the largest national aircraft manufacturer, Embraer, in the three main business segments, namely: commercial aviation, executive and defense and security aviation, as well as results provided by such actions. The analysis of the strategies involved a historical description of facts and the examination of statistical and financial data of the company. Next, the focus was on the market estimates for the three segme ...
The present paper aims to verify the main competitive market strategies adopted by the largest national aircraft manufacturer, Embraer, in the three main business segments, namely: commercial aviation, executive and defense and security aviation, as well as results provided by such actions. The analysis of the strategies involved a historical description of facts and the examination of statistical and financial data of the company. Next, the focus was on the market estimates for the three segments, the expected annual average growth and the main categories of aircraft demanded. On the other hand, it was analyzed the main competitors of the company and how their actions have repercussions on Embraer's strategy in the market. Finally, a study was carried out based on Porter's five forces to assist in understanding the company's decision-making and how these decisions shaped its structure. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Coleções
-
TCC Ciências Econômicas (1292)
Este item está licenciado na Creative Commons License