Repositório Digital

A- A A+

Comunidades virtuais : a influência do boca a boca on-line no comportamento dos consumidores

.

Comunidades virtuais : a influência do boca a boca on-line no comportamento dos consumidores

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Comunidades virtuais : a influência do boca a boca on-line no comportamento dos consumidores
Autor Sperb, Fernanda Costa
Orientador Santos, Cristiane Pizzutti dos
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Comportamento do consumidor
Comunicação interpessoal
Comunidades virtuais : Comunidades mediadas pela Internet
Marketing
Resumo A internet vem causando uma mudança profunda na forma como as pessoas se relacionam. A tradicional comunicação interpessoal feita através do boca a boca ganhou novas dimensões de alcance, uma vez que as pessoas possuem novos canais para interagir e opinar sobre os mais variados assuntos. A facilidade de acesso à informação, independente de localizações geográficas, e a própria criação da mesma vem tornando os consumidores cada vez mais exigentes em relação à propaganda e ao marketing. Desta forma, considerando a internet como um novo meio de socialização entre os indivíduos, esta pesquisa busca verificar quais as influências do boca a boca on-line positivo nas decisões de consumo dos membros das comunidades virtuais. A pesquisa foi realizada no site de relacionamentos Orkut, através da aplicação de entrevistas em profundidade feitas com os membros da comunidade Restaurantes-Porto Alegre. Os dados obtidos foram estudados através da técnica de análise de conteúdo e os resultados evidenciaram entre outras coisas, que as discussões coletivas e a troca de ideias geradas na comunidade possuem grande poder de influência entre seus membros. Os relatos advindos de consumidores comuns, que apenas expressam suas opiniões ou experiências de consumo normalmente são considerados mais dignos de credibilidade do que a mídia em geral.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18164
Arquivos Descrição Formato
000713079.pdf (941.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.