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O guardião zeloso das coisas da família (a narração entre parênteses)

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O guardião zeloso das coisas da família (a narração entre parênteses)

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Título O guardião zeloso das coisas da família (a narração entre parênteses)
Autor Oliveira, Ane Costa de
Orientador Sanseverino, Antônio Marcos Vieira
Data 2009
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Assunto Critica e interpretacao
Crítica literária
Estudos literários
Literatura brasileira
Narrativa
Nassar, Raduan 1935-. Lavoura arcaica
Romance
Testemunho
[en] Lavoura arcaica
[en] Modern novel
[en] Raduan nassar
[en] Survivor
[en] Testimony
Resumo A fim de compreender como um narrador que tem tendência para a perspectiva única e para o monólogo permite que outras vozes se manifestem a ponto de serem ouvidas pelo leitor, o presente trabalho busca uma articulação entre o romance moderno e o testemunho. Entretanto, antes desta análise, foi proposta uma breve revisão sobre a produção literária brasileira na década 70, destacando-se o isolamento da obra Lavoura Arcaica em relação ao contexto literário daquela época. Ainda nesta parte inicial há a recuperação da fortuna crítica a respeito da obra de Raduan Nassar. Tendo em vista a complexidade do romance nassariano, no segundo capítulo, foi contemplado o ponto de vista de alguns teóricos literários - Mikhail Bakhtin, Problemas da poética de Dostoiévski (2002), Theodor Adorno, Posição do narrador no romance contemporâneo (1983) e Anatol Rosenfeld, Reflexões sobre o romance moderno (1985) - que, de certo modo, dialogam a respeito do papel do romance moderno. Ressalta-se, então, do estudo bakhtiniano, a noção de dialogismo que permite autonomia às personagens porque a partir dela o homem pode ser visto em sua multiplicidade e imprevisibilidade; de Anatol Rosenfeld, a negação do realismo ou o desmascaramento do mundo epidérmico do senso comum e de Theodor Adorno, a crise da objetividade. A noção de testemunho apresentada por Márcio Seligmann-Silva (2006) é vista como uma adaptação estética pertinente a um mundo já ciente da frágil condição humana. O último capítulo está dividido em três subcapítulos. No primeiro, observa-se como André foi capaz de inverter a lógica paterna, constituindo-se no elemento deflagrador que ocasionou o fim de uma forma fechada e orgânica de família patriarcal. No segundo, mostra-se como o André narrador, que surge com a morte do André personagem, acolhe e resgata, principalmente, a voz do pai e a dos irmãos. Enquanto sobrevivente, há o transbordamento do seu mundo interior e a sua evidente fragmentação. No terceiro, constata-se como a adoção de uma prosa poética pode ser vista como uma forma de conciliar a necessidade e a impossibilidade de se narrar algo que transcende a verossimilhança e que se instaura como um trauma. Foi também ressaltado que uma concepção artística que deixa vir à tona as contradições inerentes à modernidade é fundamental para se narrar em um mundo carente de sentido.
Abstract In order to understand how a narrator which has a tendency to the single perspective and to the monologue allows other voices to show to the point of being heard by the reader, this paper seeks after an articulation between the modern novel and the testimony. However, before this analysis, it proposes a brief review of the Brazilian literature from the 1970s. The isolation of the work Lavoura Arcaica is pointed out in relation to the literary context of the period. In this initial section there is also a recovery of the criticism regarding Raduan Nassar's work. Taking the complexity of Nassar's novel into account, in the second chapter, this work comprises the point of view of some literary theorists - Mikhail Bakhtin, Problemas da poética de Dostoievski (2002), Theodor Adorno, Posição do narrador no romance contemporâneo (1983), and Anatol Rosenfeld, Reflexões sobre o romance moderno (1985) - who, in a way, dialogue over the role of the modern novel. Afterwards, it is highlighted the conception of dialogism which empowers autonomy to the characters from Bakhtinian studies, because from this independence the man can be seen in his plurality and unpredictability; the negation of realism or the act of removing the mask from the epidermal world of the common sense is pointed out from Anatol Rosenfeld; and the objectivity crisis from Theodor Adorno. The conception of testimony presented by Márcio Seligmann-Silva (2006) is seen as an appropriate aesthetic adaptation to a world which is already aware of the fragile human condition. The last chapter is divided in three subchapters. In the first subchapter, it is observed how André has been able to invert the paternal logics, consisting of the turning point responsible for the end of the organic and closed pattern of the patriarchal family. In the second subchapter, it is shown how André the narrator, emerging from the death of André the character, receives and rescues mainly the voice of his father and his brothers. As long as a survivor, there is an overflow of his inner world and his evident fragmentation. In the third subchapter, it is testified how the adoption of a poetic prose can be seen as a way of conciliating the necessity and the impossibility of narrating something that transcends the verisimilitude and sets up as a trauma. It is also emphasized that an artistic conception which allows contradictions inherent to the modernity to come to the surface is essential to narrate a world which is destitute of sense.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/18354
Arquivos Descrição Formato
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