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Escrevo-te estas mal traçadas linhas : a escola e o trabalho nas cartas dos jovens da cadeia produtiva do skate

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Escrevo-te estas mal traçadas linhas : a escola e o trabalho nas cartas dos jovens da cadeia produtiva do skate

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Título Escrevo-te estas mal traçadas linhas : a escola e o trabalho nas cartas dos jovens da cadeia produtiva do skate
Autor Oliveira, Claudete Souza
Orientador Franzói, Naira Lisboa
Data 2009
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Juventude
Políticas públicas
Trabalho
[en] Public policies for youths
[en] Skate productive chain
[en] Work and education
[en] Youths
Resumo Este estudo trata de temas importantes tais como: juventudes, mundo do trabalho, políticas públicas voltadas para a juventude e escola. Estes se cruzam a partir da pesquisa realizada com os jovens do Projeto da Cadeia Produtiva do Skate, que procurou analisar o significado do trabalho e da escola para estes jovens a partir do momento que passam a fazer parte do Projeto da CPS. Na revisão bibliográfica: conceituo as juventudes no contexto mais geral, analisando as mudanças e os desafios que estão colocados para este segmento; apresento as políticas públicas para a juventude, procurando analisar o contexto histórico em que as mesmas ocorreram, e identificando a concepção de juventudes que as informa; lanço mão de um estudo sobre as juventudes e sua relação com a escola e com o trabalho; incorporo elementos das reflexões sobre o trabalho como princípio educativo, e sobre a forma de trabalho associativo que é a proposta do Projeto da CPS. Metodologicamente, a preocupação central foi a de dar vez e voz para os cinco jovens que fizeram parte deste estudo. O principal instrumento utilizado para coletar os dados foram as cartas escritas por eles, através das quais foram contando suas histórias de vida, os significados do Projeto nelas e os significados do trabalho e da escola para eles. Considero a metodologia um ponto forte do trabalho, pois para além de um mero instrumento de coleta de dados, foi uma oportunidade de os jovens refletirem sobre si mesmos configurando-se também em um instrumento pedagógico, propiciando aprendizagem para os jovens. As considerações finais retomam as preocupações que motivaram esta pesquisa e mostra que o Projeto da CPS, entre outras coisas, permitiu aos jovens uma formação mais abrangente, possibilitando uma qualificação que ultrapassou o saber fazer, permitindo a vivencia de novos conhecimentos e novas experiências. Em relação ao trabalho, o estudo mostra que o seu significado para a vida dos jovens é múltiplo e diverso, assumindo um papel fundamental de transformação. Quanto à escola, este estudo mostrou que muitos deles a abandonaram durante sua permanência no Projeto, levando-me à hipótese de que esta não conseguiu acompanhar as mudanças e o momento intenso que os jovens estavam vivendo ali. Mas é importante destacar que todos demonstraram em suas falas que mesmo o CPS sendo um espaço de muitas aprendizagens, estas não substituíram o papel da escola, e aqueles que estavam afastados da escola sabem que a ela precisam retornar, fazendo parte de seu projeto de futuro, depositando nela uma grande esperança.
Abstract This study deals with important subjects as: youths, the world of work, public policies directed to the youth and schooling. These subjects have a crossed link starting at the research done with the young people of the Projeto da Cadeia Produtiva do Skate (CPS) - Project of the Skate Productive Chain - which has tried to analyze the signification of the work and the school for these youngsters from the moment they started to take part on the CPS Project. In the bibliographic revision: the concepts of youths are in a more general context, analyzing the changes and challenges that are given to this segment; the public policies for youth are presented trying to analyze the historical context in which they occurred as well as, identifying the conception of youths which informs them; herewith I begin a study on the youths and their relation with the school and the work; adding elements of the reflections on work as an educational principle and about the associative work which is the proposal of the CPS Project. Methodologically, the core preoccupation was to give chance and voice to the five young people who took part on this study. The main instrument used to collect data were the letters written by them, in which they tell their life stories, the significations of the Project in them and the signification of work and school for them. I consider the methodology a strong point of the work, since further than a mere instrument of data collecting; it was an opportunity for youngsters to reflect about themselves, becoming as well a pedagogical instrument, enabling learning to these youngsters. The final considerations resume the preoccupations that have motivated this research and show that the CPS Project, among other points, has allowed the youngsters a broader education, accrediting a qualification that has overcome the know-how, allowing the acquaintance of new knowledge and new experiences. In relation to the work, the study shows that its signification to the life of the youngsters is multiple and diverse, assuming a fundamental role in transformation. As to the school, this study has shown that many of them have quit while in the Project; leading me to the hypothesis that they have not been able to cope with the changes and the intensity of the moment the youngsters were living there. Though it is important to highlight that all of them have shown in their speeches that even CPS being a space of much learning, this does not substitute the role of the school, and those who were away from the school know they need to return, being this, a part of their future plans, laying on it a great hope.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/18379
Arquivos Descrição Formato
000729542.pdf (2.850Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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