Repositório Digital

A- A A+

Ocupando mais um espaço: proposta de um programa de necessidades para a ampliação da Biblioteca da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO/UFRGS)

.

Ocupando mais um espaço: proposta de um programa de necessidades para a ampliação da Biblioteca da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO/UFRGS)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ocupando mais um espaço: proposta de um programa de necessidades para a ampliação da Biblioteca da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO/UFRGS)
Autor Loss, Miriam Moema
Orientador Santos, Jussara Pereira
Data 2009
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Especialização em Gestão de Bibliotecas Universitárias.
Assunto Biblioteca universitária
Conforto ambiental
[en] Environmental comfort
[en] Program of necessities
[en] University library
Resumo As bibliotecas universitárias, por estarem inseridas no contexto da educação superior, necessitam estar em consonância com as novas demandas informacionais, contribuindo assim na qualificação do ensino, da pesquisa e da extensão. Ao planejar ampliações de espaços, as bibliotecas devem considerar o conforto ambiental tanto para o usuário e funcionários, como também para o acervo. Nesse cenário, visando o melhor aproveitamento do espaço a ser incorporado à atual área física da Biblioteca da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), um programa de necessidades está sendo proposto de acordo com os parâmetros de acessibilidade, ergonomia, prevenção de sinistros, condições de segurança e condicionantes ambientais. Para embasar essa proposta, um breve histórico da educação superior no Brasil, com foco nas bibliotecas universitárias, é apresentado, abordando aspectos como: estrutura e funcionamento, funções, espaço físico e instalações das bibliotecas universitárias e seu papel na avaliação das Instituições Federais de Ensino Superior. A seguir são abordados os aspectos principais das normas de acessibilidade e de ergonomia, dos requisitos necessários para o controle dos condicionantes ambientais, condições de segurança e prevenção de sinistros, bem como os aspectos teóricos do programa de necessidades. A metodologia utilizada é o estudo de caso, de caráter qualitativo, com o apoio de entrevistas estruturadas com os funcionários da Biblioteca e de observações diretas e estruturadas do comportamento do usuário ao utilizar a Biblioteca. Os dados levantados e analisados serviram de subsídios para a elaboração do programa de necessidades. Com esse levantamento pode-se concluir que os funcionários estão insatisfeitos com o ambiente de trabalho, principalmente com relação ao ruído interno e com a ausência de uma área para pausas no trabalho ou lanches e que os usuários portadores de algum tipo de deficiência, tem dificuldades até para transpor a porta de entrada da Biblioteca. As áreas de circulação, principalmente na entrada, são críticas, pois não comportam mais que cinco pessoas ao mesmo tempo. Os espaços entre as estantes estão desiguais, dificultando o acesso a mais de uma pessoa por vez. O programa pretende fornecer subsídios para a elaboração do projeto arquitetônico adequado às necessidades e à realidade da Biblioteca, reduzindo duplicações e desperdício de recursos.
Abstract The university libraries, inserted in the context of higher education need to be in line with the new demands, thus contributing to the qualification of teaching, research and extension. In planning extensions of spaces, libraries should consider the environmental comfort for both the user and staff, as well as to the collection. In this context, aimed at better use of space to be incorporated into the area of the Biblioteca da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO), of Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a program of necessities are being filed in accordance with the parameters of accessibility, ergonomics, prevention of accidents, safety and environmental restrictions. To support this proposal, a brief history of higher education in Brazil, focusing on university libraries is presented, covering aspects such as structure and operations, functions, physical space and facilities and their role in the evaluation of Federal Institutions of Higher Education. Below are discussed the main aspects of accessibility standards and ergonomics, the requirements for control of broad environmental, safety and prevention of accidents, as well as the theoretical aspects of program of necessities. The methodology is case study, qualitative, with the help of structured interviews with staff and direct observations and structured behavior of the user to use the Library. The data collected and analyzed served as the basis for the production of the program needs. With this survey we can conclude that the employees are dissatisfied with the work environment, especially with respect to the internal noise and the lack of an area for breaks or meals at work and that users who presented some type of disability, has difficulties to implement only the gateway to the library. The circulation areas, especially at the entrance, are critical because they do not contain more than five people at once. The spaces between the book-shelfs are uneven, making access to more than one person at a time. The program aims to provide support for the development of architectural design appropriate to the needs and reality of the Library, reducing duplication and waste of resources.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/18487
Arquivos Descrição Formato
000730111.pdf (1.680Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.