Repositório Digital

A- A A+

Ras4Nexus : promovendo reuso utilizando o gerenciador de repositórios nexus com o padrão ras

.

Ras4Nexus : promovendo reuso utilizando o gerenciador de repositórios nexus com o padrão ras

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ras4Nexus : promovendo reuso utilizando o gerenciador de repositórios nexus com o padrão ras
Outro título Promoting reuse using nexus repository manager with the RAS standard
Autor Almeida, Tércio Oliveira de
Orientador Pimenta, Marcelo Soares
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado.
Assunto Desenvolvimento : Software
Reutilizacao : Software
[en] RAS
[en] Reuse repository
[en] Software engineering
[en] Software reuse
Resumo O reuso de artefatos de software, apesar de ser uma prática advogada em todos os setores de desenvolvimento e defendida desde os primórdios da Engenharia de Software, não tem sido extensivamente aplicado nas organizações. Dentre as razões relacionadas ao aspecto técnico, está a falta de uma infra-estrutura que esteja integrada com todo o processo de desenvolvimento e suas diversas ferramentas, e que seja um ponto central para a aplicação do reuso. O objetivo deste trabalho é criar um protótipo deste ambiente, permitindo que os participantes de um processo de desenvolvimento possam adicionar, modificar, localizar e recuperar artefatos reusáveis a partir do mesmo repositório central. Para isto, foi implementada Ras4Nexus, uma extensão em um gerenciador de repositórios de software, o Nexus, para suportar o padrão de descritor de reuso criado pela OMG, o Reusable Asset Specification (RAS).
Abstract The reuse of software artifacts, despite being a desired practice supported in every development sector and defended since the beginning of Software Engineering, has not been extensively applied in the organizations. Among the reasons related to the technical aspects, there is a lack of an infrastructure that integrates the entire development process and its various tools, being a central point to the reuse application. The objective of this work is to create a prototype of this environment, allowing participants of a development process to add, modify, find and recover reusable artifacts from the same central repository. To do so, an extension, named Ras4Nexus, was implemented in a repository manager software, Nexus, to support the standard created by OMG, the Reusable Asset Specification (RAS).
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18552
Arquivos Descrição Formato
000730599.pdf (1.241Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.