Repositório Digital

A- A A+

A interdisciplinaridade entre comunicação organizacional e psicologia organizacional nos processos de mudança cultural : estudo de caso do programa Valor Humano

.

A interdisciplinaridade entre comunicação organizacional e psicologia organizacional nos processos de mudança cultural : estudo de caso do programa Valor Humano

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A interdisciplinaridade entre comunicação organizacional e psicologia organizacional nos processos de mudança cultural : estudo de caso do programa Valor Humano
Autor Lampert, Carla Pereira
Orientador Liedke, Enoi Dago
Data 2005
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Comunicação organizacional
Resumo Este estudo de caso tem como principal objetivo analisar o Programa Valor Humano no processo de mudança organizacional na Prefeitura de Canoas, utilizando atividades de relações públicas na área da comunicação organizacional. O estudo das principais ações do Programa Valor Humano ilustram como um programa de psicologia organizacional, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos servidores, obteve a sua viabilização e eficácia através da intervenção de processos comunicacionais. Primeiramente apresentamos, na contextualização teórica, um breve relato sobre a natureza psicossocial do trabalho. Analisamos a natureza das organizações e a importância da sua cultura, demonstrando que a comunicação organizacional e a psicologia organizacional são áreas estratégicas que podem trabalhar interdisciplinarmente em programas de mudança e modernização. Finalmente é explicada a metodologia de estudo de caso, com a apresentação do Programa Valor Humano, sua estruturação e descrição das principais atividades, análise dos instrumentos de comunicação utilizados e da importância do trabalho interdisciplinar. Na elaboração das considerações sobre o estudo, foi concluído que as atividades de relações públicas nas organizações são de suma importância, bem como, que a visão e a ação integrada da comunicação organizacional com outras áreas do conhecimento humanístico, como a psicologia, são essenciais.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18722
Arquivos Descrição Formato
000537498.pdf (186.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.