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Avaliação dos serviços do Centro de Informação Toxicológica do estado do Rio Grande do Sul : base de dados Citonline e treinamento dos usuários

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Avaliação dos serviços do Centro de Informação Toxicológica do estado do Rio Grande do Sul : base de dados Citonline e treinamento dos usuários

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Título Avaliação dos serviços do Centro de Informação Toxicológica do estado do Rio Grande do Sul : base de dados Citonline e treinamento dos usuários
Autor Salort, Shirlei Galarça
Orientador Rozados, Helen Beatriz Frota
Data 2008
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Base de dados
Satisfação do usuário
[en] Database
[en] Service evaluation
[en] Toxicological information center
[en] Users’ satisfaction
Resumo Apresenta o resultado da avaliação dos serviços oferecidos pela base de dados informatizada CITONLINE e do treinamento instrucional realizado para a utilização da mesma, no Centro de Informação Toxicológica do Estado do Rio Grande do Sul. Esta avaliação foi feita pelos usuários efetivos da base de dados, ou seja, pelos plantonistas prestadores do serviço de atendimento de emergência que atuam no Núcleo de Atendimento de Urgência, mais conhecido como “Plantão de Emergência” do CIT/RS. Tem como principal objetivo, verificar a satisfação dos plantonistas com relação aos serviços prestados pela base de dados e pelo treinamento realizado para o correto manejo desta. Contextualiza os seguintes assuntos: informação especializada em toxicologia, centros de informação toxicológica, avaliação de serviços de informação, base de dados e formação de usuários. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quali-quantitativa. Utiliza o questionário como instrumento de coleta de dados, pesquisa uma população composta pelo total dos 18 plantonistas que atuam no Plantão do CIT/RS. Constata que de modo geral, os plantonistas estão satisfeitos com os serviços da base de dados, embora apontem diversos aspectos a serem corrigidos. Identifica que quanto maior o tempo de uso da base de dados, maior é a exigência com relação ao seu conteúdo e interface. Verifica que há satisfação com relação ao treinamento instrucional para a utilização da CITONLINE, entretanto, o conhecimento de todos os seus recursos é adquirido pela experiência de uso. Conclui que os serviços prestados pela base de dados são de qualidade, embora ocorram algumas falhas. Propõe a avaliação constante da satisfação dos usuários, com relação aos serviços para a identificação de falhas e posteriores soluções de problemas, a fim de garantir serviços de qualidade.
Abstract This paper presents an evaluation of the services offerred by the informatized database CITONLINE and by the instruction training done for the usage of the mentioned database at the Toxicological Information Center of the State of Rio Grande do Sul. This evaluation done by the actual users of the database, that is, people who serve as emergency attendants at the Urgency Service Center, known as Plantão de Emergência of the CIT/RS. The aim of the evaluation is to verify the satisfaction of the duty-servers, with regard to the services done by the database and the training towards its correct usage. This paper work is contextualized through the following subjects: specialized information in toxicology, toxicological information centers, evaluation of information services, database and formation of users. It is a descriptive study with a qualitative-quantitative approach. For the data collection, a questionnaire answered by a group of eighteen duty-workers at the Emergency Service (Plantão de Emergência) of the CIT/RS. From this study, it noticed that, in general, the duty-workers are satisfied with the database, although they pointed out several aspects that need to be corrected. It also noticed that the longer someone has used the database, the greater their level of demanding for content and interface. It noticed that there is satisfaction concerning the instruction training for the usage of CITONLINE; however, one’s knowledge of all its resources is developed as they work on it. On basis of the obtained results, it can be concluded that the service from the database is good, even though some flaws may occur. Our suggestion is to constantly evaluate the satisfaction of the users concerning the service, in order to identify flaws and work on the solutions to any problems, so that the quality of the service is guaranteed.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18734
Arquivos Descrição Formato
000718851.pdf (237.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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