Repositório Digital

A- A A+

As dificuldades de recontextualização didática dos conhecimentos científicos a temas culturais: propostas desenvolvidas em um curso de formação de professores

.

As dificuldades de recontextualização didática dos conhecimentos científicos a temas culturais: propostas desenvolvidas em um curso de formação de professores

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As dificuldades de recontextualização didática dos conhecimentos científicos a temas culturais: propostas desenvolvidas em um curso de formação de professores
Outro título The difficulties of didactical recontextualization of scientifical knowledge inside cultural themes: propositions developed in a in-service education class
Autor Pastoriza, Bruno dos Santos
Orientador Loguercio, Rochele de Quadros
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Assunto Ensino e aprendizagem
Formação de professores
[en] Didactical recontextualization
[en] Initial education
[en] In-service education
Resumo O presente trabalho analisa as dificuldades encontradas por professores da escola básica, participantes de um curso de formação continuada, na recontextualização didática de temas científicos a temas culturais. Para realizar tal análise são trazidas considerações acerca das formações inicial e continuada, suas deficiências e potencialidades, que possam ser influentes em tais dificuldades, além de uma descrição sobre a escola onde se deu o curso e as bases teóricas utilizadas. De modo geral, as constatações iniciais sobre as dificuldades vão no sentido da falta de tempo dos docentes, a dificuldade de romper com conhecimentos anteriores, o estranhamento do “novo” e a precariedade da linguagem.
Abstract This work analyzes the difficulties met by school teacher’s that took part in a class of in-service teacher’s education about the didactical recontextualization from scientific themes to cultural themes. To realize these study some considerations were made about the initial and the in-service education, its deficiencies and potentialities, that may influence such difficulties, besides a description about the school in which the class occurred and the theorical basis used. Generally speaking, the initial verifications about the difficulties are linked with the need of time bound for teachers, the difficulty to break with prior knowledge, the surprised among the “new”, and the precariousness of language.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18752
Arquivos Descrição Formato
000729342.pdf (242.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.