Repositório Digital

A- A A+

Comparativo entre o "overhead" e o "backhand alto" no badminton, em jovens jogadores

.

Comparativo entre o "overhead" e o "backhand alto" no badminton, em jovens jogadores

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Comparativo entre o "overhead" e o "backhand alto" no badminton, em jovens jogadores
Autor Abreu, Marco Aurélio Vasques de
Orientador Loss, Jefferson Fagundes
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Assunto Badminton
Resumo O badminton é um esporte Olímpico que exige grande agilidade e movimentação de seus praticantes e que requer muita técnica e razoável nível de força específica. É um esporte de alto gasto energético, já que suas partidas podem atingir mais de uma hora de duração e os "rallyes" chegam a atingir mais de um minuto. Além disso, apresenta algumas jogadas diferentes para a solução de um mesmo problema. O que se buscou identificar neste estudo é se havia diferença estatisticamente significativa no gasto energético e na transferência de força para a peteca nos golpes "overhead" e "backhand alto" no badminton, quando executados por jovens jogadores. Sendo baseado em estudo Ex Post Facto comparativo, com um único grupo de sujeitos, cuja amostra foi acidental, não aleatória e composta por 7 sujeitos com (média ± desvio padrão) idade de 15,2 ± 1,5 anos e tempo de treinamento de 4,1 ± 2,5 anos. A transferência de força e o gasto energético foram obtidos de forma indireta, sendo a primeira pela medição da deformação da raquete e o segundo através do consumo de oxigênio e ambos foram de forma relativa, ou seja, não importando o valor absoluto obtido e sim a relação entre os valores na execução dos dois golpes. O tratamento estatístico adotado foi uma análise não-paramétrica, comparando as situações através do teste T de Wilcoxon, e, para analisar uma eventual correlação entre os valores médios dos gastos calóricos e da força transferida foi calculado o coeficiente de correlação de Spearman. As hipóteses levantadas pelo pesquisador: 1) jovens jogadores de badminton apresentam maior gasto energético ao executarem o "overhead", e 2) jovens jogadores de badminton apresentam maior transferência de força para a peteca ao executarem o "overhead", não puderam ser comprovadas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18859
Arquivos Descrição Formato
000732079.pdf (555.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.