Repositório Digital

A- A A+

O karatê como conteúdo da educação física escolar : uma revisão de literatura

.

O karatê como conteúdo da educação física escolar : uma revisão de literatura

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O karatê como conteúdo da educação física escolar : uma revisão de literatura
Autor Prado, Guilherme Notti do
Orientador Monteiro, Alberto de Oliveira
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Educação física escolar
Karatê : Ensino
Resumo Devido à atual escassez de ensino da prática do Karate nas aulas de Educação Física das escolas de Ensino Infantil e Fundamental, da cidade de Porto Alegre, tornou-se necessária a realização de trabalhos e pesquisas que busquem incentivar a introdução deste esporte no âmbito escolar. Inicialmente o interesse em investigar o tema partiu da experiência de mais de vinte anos de prática nesta modalidade, por parte do pesquisador. O presente estudo teve por objetivo incentivar a prática do karatê nas aulas de Educação Física Escolar, ressaltando sua importância não apenas como um conteúdo a mais no currículo da Educação Física, mas como uma ferramenta disciplinar que vise o desenvolvimento motor, social, cognitivo, ético, crítico e emocional das crianças e dos adolescentes deste meio. O trabalho serve para que haja uma melhor compreensão e um aprimoramento do conhecimento em relação ao karatê e sua possibilidade de tornar-se uma atividade da escola regular. Procurou-se, através de uma revisão de literatura, abordar alguns aspectos relevantes sobre a pedagogia geral e a pedagogia do esporte, bem como sobre o karatê e seu significado, passando por sua história, sua prática e sua filosofia. Também se buscou identificar os benefícios, as limitações e os desafios relacionados ao karatê e sua prática como conteúdo da Educação Física Escolar. Realizou-se uma análise sobre esta revisão teórica, buscando responder à seguinte questão: Até que ponto o ensino do karatê nas escolas poderia contribuir para a formação de seus alunos?
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18864
Arquivos Descrição Formato
000732154.pdf (141.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.