Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Jusamara Vieira dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Nisiane Franklin dapt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T17:18:57Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/1889pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de pesquisa teve como objetivo analisar de que forma a música brasileira é representada nos livros didáticos de música direcionados para a escola do Ensino Básico e produzidos no Brasil nas décadas de 60 e 70. A escolha desse período é justificada por ser nessas décadas que a música brasileira é apresentada como conteúdo nos livros didáticos de forma mais acentuada do que em outros períodos. Tendo como referencial teórico-metodológico o conceito de representação de R. Chartier, o estudo procurou abarcar as concepções explícitas e implícitas, relativo a idéias, valores e intenções que perpassam nos textos e imagens, permitindo compreender o porquê de certas escolhas referentes a determinados conteúdos, em detrimento de outros, da forma como são abordados nos livros didáticos, bem como identificar os cânones eleitos para representar estilos, gêneros musicais, compositores, obras e épocas da música brasileira.pt_BR
dc.description.abstractThe present research aimed to analyse how brazilian music is represented in Elementary School didatic books of music as well as their production in Brazil in the sixties and seventies. The decision on chosing such time period relies on the fact that in these decades brazilian music is introduced as pedagogical content in didatic material, in a more stressed way than before. Under the theorical - metodological reference the concept of representation of It. Chartier, the study has tried to hold both explicit and implicit concepts, concerning ideas, values and intentions which can be perceived in texts and images, allowing both comprehension and reason why certain content selections are taken inspite of others, the way in which these contents are approached in didatic books as well as identifying the canons elected to represent styles, music genders, composers, works and brazilian music epochs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMúsica : Livros didáticos : Brasilpt_BR
dc.titleA representação de música brasileira nos livros didáticos de músicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000361056pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2002pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples